Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchultz, Glaucopt_BR
dc.contributor.authorQuadros, Caroline Souza dept_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:01:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254186pt_BR
dc.description.abstractO chamado Litoral Médio do Rio Grande do Sul é uma península litorânea que abrange os municípios de São José do Norte, Tavares e Mostardas. Somada ao município de Rio Grande, essa região foi o principal centro produtor de cebola do Brasil até meados da década de 1970. A relação da região com a cebolicultura é histórica, uma vez que a introdução e o melhoramento genético da cebola iniciaram no país nesta região, ainda no século XVIII. Já no século XX, a produção desta olerícola representou importante fonte de renda para os agricultores e para a comunidade local. Atualmente, contudo, a produção de cebola do Litoral Médio perdeu participação no mercado nacional, e observa-se contínua redução do número de produtores e de área plantada. Tendo em vista este cenário, esta monografia dedica-se a identificar as potencialidades e limitações da produção de cebola de Mostardas frente ao mercado nacional e ao ambiente institucional e organizacional. Objetiva-se analisar o caso de Mostardas, considerando: as características do mercado nacional, estadual e local; do ambiente institucional (legislações, políticas públicas e aspectos socioculturais); do ambiente organizacional regional e local, pela perspectiva dos seus atores; e a atuação e a perspectiva dos agricultores produtores de cebola quanto às relações de comercialização. Para a construção deste estudo de caso, utilizou-se de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas com agentes de organizações de apoio à cebolicultura e com agricultores produtores de cebola de Mostardas. Com isso, propôs-se ir do mais geral ao mais particular. Associadas às questões relativas a mercados e comercialização, potencialidades, perspectivas futuras e limitações, buscou-se resgatar um histórico da cebolicultura local a partir daquilo que está registrado principalmente na memória dos agentes, bem como explorar a racionalidade própria, as estratégias e os saberes tradicionais dos agricultores, principais atores desta narrativa. Os resultados evidenciaram que as relações de comercialização da cebola no caso em estudo estão marcadas pela informalidade, estando enraizadas em relações interpessoais. Identificou-se também que existe um saber-fazer próprio destes agricultores, fortemente ligado a um histórico familiar e comunitário de relação com a cebolicultura. No entanto, estes agricultores hoje estão inseridos em um mercado nacional mais competitivo, mas não mudaram substancialmente sua forma de acessar e se colocar nos mercados. Uma escassez de políticas públicas voltadas à cebolicultura é sentida tanto pelos agentes das organizações de apoio quanto pelos agricultores e, somada a processos como o envelhecimento da população do campo, dificuldades para sucessão rural e aumento do custo de produção, gera insatisfações e incertezas. Entre as potencialidades que podem ser exploradas, destaca-se aquelas que dizem respeito a criar atributos de diferenciação ao produto, como a partir da produção orgânica, da criação de uma indicação geográfica e do beneficiamento e processamento da cebola.pt_BR
dc.description.abstractEl llamado Litoral Medio de Rio Grande do Sul es una península costera que abarca los municipios de São José do Norte, Tavares y Mostardas. Sumada al municipio de Rio Grande, esa región fue el principal centro productor de cebolla de Brasil hasta mediados de la década de 1970. La relación de la región con el cultivo de la cebolla es histórica, una vez que su introducción y su mejoramiento genético se inició en esa zona del país en el siglo XVIII. Ya en el siglo XX, la producción de este cultivo representó una importante fuente de ingresos para los agricultores y para la comunidad local. Actualmente, sin embargo, la producción de cebolla en Litoral Medio ha perdido participación en el mercado nacional y se observa una reducción continua en el número de productores y en el área sembrada. Ante este escenario, esta monografía está dedicada a identificar las potencialidades y limitaciones de la producción de cebolla en Mostardas frente al mercado nacional y al entorno institucional y organizacional. El objetivo es analizar el caso de Mostardas, considerando: las características del mercado nacional, estatal y local; el entorno institucional (legislaciones, políticas públicas y aspectos socioculturales); el entorno organizacional regional y local, desde la perspectiva de sus actores; y el papel y la perspectiva de los productores de cebolla en términos de relaciones comerciales. Para la construcción de este estudio de caso, se utilizó investigación documental, investigación bibliográfica y entrevistas con agentes de organizaciones que apoyan el cultivo de cebolla y con agricultores productores de cebolla de Mostardas. Con eso, se propuso ir de lo más general a lo más particular. Asociado a temas relacionados con los mercados y la comercialización, potencialidades, perspectivas de futuro y limitaciones, se buscó rescatar un histórico del cultivo local de la cebolla a partir de lo que se registra principalmente en la memoria de los agentes, así como explorar la racionalidad propia, las estrategias y los saberes tradiciones de los agricultores, los principales actores de esta narrativa. Los resultados mostraron que las relaciones de comercialización de cebolla en este estudio de caso están marcadas por la informalidad, estando arraigadas en las relaciones interpersonales. También se identificó que existe un saber hacer de estos agricultores, fuertemente ligado a un histórico familiar y comunitario de relación con el cultivo de la cebolla. Sin embargo, estos agricultores ahora están insertos en un mercado nacional más competitivo, pero no han cambiado sustancialmente su forma de acceder y ubicarse en los mercados. La escasez de políticas públicas dirigidas al cultivo de la cebolla se siente tanto por los agentes de las organizaciones de apoyo como por los agricultores y, sumado a procesos como el envejecimiento de la población rural, las dificultades en la sucesión rural y el aumento de los costos de producción, genera insatisfacción e incertidumbre. Entre las potencialidades que se pueden explorar, se destaca las que se relacionan con la creación de atributos de diferenciación al producto, como por ejemplo a partir de la producción orgánica, de la creación de una indicación geográfica y del mejoramiento y procesamiento de cebollas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectCebollaes
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectCultivo de cebollaes
dc.subjectMercadoses
dc.subjectCebolapt_BR
dc.subjectMostardas (RS)pt_BR
dc.titleProdução e comercialização de cebola no litoral do Rio Grande do Sul : o caso do município de Mostardaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAtiyel, Carima Oliveirapt_BR
dc.identifier.nrb001160162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationDesenvolvimento Rural: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples