A teoria da aprendizagem e da educação da atenção de Tim Ingold e seu rendimento para o campo da educação e da antropologia : uma discussão inicial
dc.contributor.advisor | Giumbelli, Emerson Alessandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Jorge Helius Scola | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-21T05:10:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253899 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigação propõe salientar as formas de contato entre os campos da antropologia e da educação a partir do renovado fôlego que os temas da educação e da aprendizagem têm recebido na obra do antropólogo britânico Tim Ingold. Além de grafar a especificidade da abordagem do autor em relação a outras formas de pensar o aprendizado e a educação subsumidos a demais processos sociais em teorias anteriores, o trabalho também tenta refletir sobre o desafio de assumir a educação como foco de investigação antropológica. Percebendo esta questão desde a realidade brasileira, busca-se identificar as formas mais recorrentes de abordar a educação nas linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da disciplina. O trabalho, assim, intenta refletir sobre permanências e mudanças em curso no que se refere às formas de interlocução da disciplina com a temática da educação e da aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research proposes to highlight the manners of contact between the fields of anthropology and education regarding the renewed approach that the issues of education and learning have received at the work of the British anthropologist Tim Ingold. In addition to emphasizing the specificity of the author's approach in relation to other ways of thinking about learning and education subsumed by other social processes in previous theories, the work also attempts to reflect on the challenge of taking education as the focus of anthropological research. Addressing this issue from the Brazilian academic reality, we seek to identify the most recurrent ways of approaching education in the research lines of the postgraduate programs of anthropology. Thus, the work intends to reflect about the ongoing changes regarding the forms of dialogue between anthropology and education and learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ingold, Tim, 1948- | pt_BR |
dc.subject | Anthropological theory | en |
dc.subject | Antropologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Anthropology of education | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teoria antropológica | pt_BR |
dc.title | A teoria da aprendizagem e da educação da atenção de Tim Ingold e seu rendimento para o campo da educação e da antropologia : uma discussão inicial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001160584 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (750)