Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiumbelli, Emerson Alessandropt_BR
dc.contributor.authorGomes, Jorge Helius Scolapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-21T05:10:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253899pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação propõe salientar as formas de contato entre os campos da antropologia e da educação a partir do renovado fôlego que os temas da educação e da aprendizagem têm recebido na obra do antropólogo britânico Tim Ingold. Além de grafar a especificidade da abordagem do autor em relação a outras formas de pensar o aprendizado e a educação subsumidos a demais processos sociais em teorias anteriores, o trabalho também tenta refletir sobre o desafio de assumir a educação como foco de investigação antropológica. Percebendo esta questão desde a realidade brasileira, busca-se identificar as formas mais recorrentes de abordar a educação nas linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação da disciplina. O trabalho, assim, intenta refletir sobre permanências e mudanças em curso no que se refere às formas de interlocução da disciplina com a temática da educação e da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes to highlight the manners of contact between the fields of anthropology and education regarding the renewed approach that the issues of education and learning have received at the work of the British anthropologist Tim Ingold. In addition to emphasizing the specificity of the author's approach in relation to other ways of thinking about learning and education subsumed by other social processes in previous theories, the work also attempts to reflect on the challenge of taking education as the focus of anthropological research. Addressing this issue from the Brazilian academic reality, we seek to identify the most recurrent ways of approaching education in the research lines of the postgraduate programs of anthropology. Thus, the work intends to reflect about the ongoing changes regarding the forms of dialogue between anthropology and education and learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIngold, Tim, 1948-pt_BR
dc.subjectAnthropological theoryen
dc.subjectAntropologia da educaçãopt_BR
dc.subjectAnthropology of educationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria antropológicapt_BR
dc.titleA teoria da aprendizagem e da educação da atenção de Tim Ingold e seu rendimento para o campo da educação e da antropologia : uma discussão inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160584pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples