Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPassiani, Eniopt_BR
dc.contributor.authorPais, Vitória Ravaziopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-21T05:08:04Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253877pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia centra-se na recepção especializada do filme franco-japonês O Império dos Sentidos (1976), de Nagisa Oshima, no Brasil dos anos 80. Produzido durante a década de ouro do cinema pornográfico, O Império dos Sentidos foi o primeiro filme de arte da história do cinema a incorporar cenas de sexo explícitas e não simuladas. Ainda que compartilhando de elementos típicos da pornografia hardcore, foi imediatamente reconhecido como um filme de arte, e, portanto, erótico. A partir da análise de conteúdo de excertos críticos sobre o filme, extraídos de jornais e revistas de grande circulação nacional, a autora reflete sobre esta clássica dicotomia entre "erotismo" e "pornografia". Valendo-se da concepção de representação proposta por Stuart Hall, ao cabo desta monografia pretende-se demonstrar que, para além de possíveis diferenças em suas concepções estéticas, erotismo e pornografia são diferenciados entre si de acordo com critérios morais.pt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on the reception in Brazil in the 1980s of the franco-japanese film In the Realm of the Senses (1976), from Nagisa Oshima. Produced during the golden decade of pornographic cinema, In the Realm of the Senses was the first art film in cinema history which incorporated explicit and non-simulated sex scenes. While sharing typical elements of hardcore pornography, it was immediately recognized as an art film, and therefore, erotic. Based on the content analysis of critical excerpts about the film, extracted from newspapers and magazines of great national circulation, the author reflects on this classis dichotomy between “erotism” and “pornography”. Using the conception of representation proposed by Stuart Hall, this research intended to demonstrate that, in addition to possible differences in their aesthetic conceptions, eroticism and pornography are differentiated according to moral criteria.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEroticismen
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectPornografiapt_BR
dc.subjectPornographyen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectMoralidade e sexopt_BR
dc.subjectIn the realm of the sensesen
dc.subjectCritical receptionen
dc.subjectRomantic loveen
dc.titleUm estudo sobre erotismo e pornografia a partir da recepção crítica de O império dos sentidos no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001160676pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples