Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorCury, Miguel Henriquept_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T05:02:41Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253839pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou analisar a percepção de bibliotecários de escolas particulares acerca da importância da literatura homoafetiva infantil nos acervos de bibliotecas escolares. A fundamentação teórica se deu a partir de contribuições da Teoria das Representações sociais articulando a aspectos da Teoria QUEER. Para isso foram elencados quatro objetivos: (1) discutir sobre a importância da literatura homoafetiva para a constituição de uma sociedade diversa tendo como referência a teoria QUEER; (2) compreender a importância da literatura infantil homoafetiva como parte do acervo das bibliotecas escolares de ensino privado; (3) problematizar o quanto a ausência da literatura homoafetiva nos acervos de bibliotecas escolares implica em apagamento social das pessoas LGBTQIAP+ e (4) elucidar as representações sociais sobre a literatura homoafetiva infantil na perspectiva dos bibliotecários entrevistadas a luz do Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa foi de natureza básica, tendo uma abordagem qualitativa. A fonte de obtenção dos dados se fundamentou a partir de um questionário com 8 questões abertas relativas à compreensão do presente estudo. Para compreender os resultados obtidos, a análise foi realizada a luz do Discurso do Sujeito Coletivo de forma manual. Os resultados dos objetivos permitiram inferir que os Discursos dos Sujeitos Coletivos valorizam a importância da inclusão de literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares. A partir dos resultados, podemos concluir a necessidade de desconstruir a hegemonia da heteronormatividade que se perpetua ao longo do tempo a partir do desconhecimento dos profissionais de bibliotecas, imposta através de uma cultura que necessita ser rompida. Dessa forma, abordar o contexto da literatura homoafetiva através de obras infantis pode conferir diversidade ao acervo, permitindo que novas formas de amor sejam expressas e aceitas por gerações vindouras.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the perception of librarians from private schools about the importance of homoaffective children's literature in the collections of school libraries. The theoretical foundation was based on contributions from the Theory of Social Representations, articulating aspects of the QUEER Theory. For this, four objectives were listed: (1) to discuss the importance of homoaffective literature for the constitution of a diverse society with reference to the QUEER theory; (2) understand the importance of homoaffective children's literature as part of the collection of private school libraries; (3) to problematize how the absence of homoaffective literature in the collections of school libraries implies in the social erasure of LGBTQIAP+ people and (4) to elucidate the social representations of homoaffective children's literature from the perspective of the librarians interviewed in the light of the Collective Subject Discourse. The research was of a basic nature, having a qualitative approach. The source of data collection was based on a questionnaire with 8 open questions related to the understanding of the present study. To understand the results obtained, the analysis was performed manually in the light of the Collective Subject Discourse. The results of the objectives allowed us to infer that the Discourses of Collective Subjects value the importance of including homoaffective children's literature in the collection of school libraries. From the results, we can conclude the need to deconstruct the hegemony of heteronormativity that is perpetuated over time from the lack of knowledge of library professionals, imposed through a culture that needs to be broken. In this way, approaching the context of homoaffective literature through children's works can give diversity to the collection, allowing new forms of love to be expressed and accepted by future generations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.subjectHomoaffectivityen
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectSocial representationsen
dc.titleA literatura homoafetiva infantil no acervo de bibliotecas escolares: a percepção de bibliotecáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157456pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples