Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBittencourt, Camila Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:05:16Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253783pt_BR
dc.description.abstractApresenta um estudo sobre o alinhamento entre a gestão de bibliotecas escolares privadas e o planejamento estratégico das escolas. Aborda o papel da biblioteca, o seu público e de que forma ela está inserida na comunidade escolar. Conceitua planejamento estratégico e sua importância no dia-a-dia das bibliotecas. Destaca a relevância da competência profissional dos bibliotecários como gestores das bibliotecas em que atuam. Descreve o contexto da pesquisa, relacionado à realidade encontrada pelos bibliotecários escolares. Utiliza como metodologia o estudo de caso a partir de bibliotecas escolares privadas, em uma pesquisa qualitativa, de natureza básica e abordagem exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários aplicados a bibliotecários/as, sujeitos do estudo. A análise dos dados na observação das características profissionais desses sujeitos, de modo a identificar seu preparo para administração e o alinhamento entre as bibliotecas e os planejamentos estratégicos das escolas. Conclui que algumas bibliotecas estão alheias do planejamento estratégico das instituições, mas que os(as) bibliotecários(as) buscam aprimorar sua formação profissional, a fim de desenvolver competências que os possibilitem serem melhores gestores e, assim, alinhar a biblioteca com as instituições em que atuam.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study on private school libraries management and their alignment with strategic planning. It addresses the library’s role, its users and how it is inserted in the school community. It conceptualizes strategic planning and its importance in libraries day-to-day. It highlights the relevance of the professional competence of librarians as managers of the libraries in which they work. It describes the research context related to the reality encountered by school librarians. It uses the case study methodology, from the private school libraries perspective, and the qualitative research comes from basic nature, with an exploratory approach. The data was collected through the questionnaire with librarians, subjects of the study. The data analyses, by observing the professional characteristics of the subjects, in order to identify their preparation to administer, and the alignment between the libraries and the schools strategic planning. It concludes that some libraries are still scrapped from the institutions' strategic planning, but that librarians are improving their professional training in order to develop skills that enable them to be better managers and therefore align the library with the institutions in which they work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectPrivate school libraryen
dc.subjectGestão de bibliotecaspt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectLibrary managementen
dc.subjectLibrarian competenciesen
dc.titleGestão de bibliotecas escolares privadas e seu alinhamento ao planejamento estratégicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMassoni, Luis Fernando Herbertpt_BR
dc.identifier.nrb001157318pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples