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dc.contributor.advisorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Letícia Caroline Tibola dapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-06T05:02:04Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253482pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal investigar contribuições de ações em sala de aula para a construção de ideias relacionadas à Educação Matemática Crítica e à Educação Financeira. A pergunta diretriz que norteou este trabalho foi: “Como a matemática pode contribuir para a construção de conceitos relacionados à Educação Financeira?”. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa de cunho qualitativo com alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Porto Alegre. Foram realizados encontros com o intuito de apresentar tarefas associadas ao conceito de Educação Financeira. Como principais embasamentos teóricos, trouxemos potencialidades das tecnologias digitais na perspectiva da Educação Matemática. Também fazem parte do referencial teórico ideias da Educação Financeira tomando como referência os documentos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e a Estratégia Nacional de Educação Financeira e da Educação Matemática Crítica, esta última baseada principalmente em Ole Skovsmose. Como principais resultados, apresenta-se uma análise envolvendo: (A) Influências das tecnologias; (B) Construção de ideias críticas e (C) Conceitos de Educação Financeira. Nessa análise observamos que a Educação Matemática Crítica corrobora com o entendimento de modelos matemáticos presentes em conceitos da Educação Financeira, que se interseccionam com o contexto econômico, social e político.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as its main objective to investigate contributions of actions in the classroom for the construction of ideas related to Critical Mathematics Education and Financial Education. The guiding question that guided this work was: “How can mathematics contribute to the construction of concepts related to Financial Education?”. In this perspective, we developed qualitative research with students of the 3rd year of high school at a state school in Porto Alegre. Meetings were held with the aim of presenting tasks associated with the concept of Financial Education. As main theoretical foundations, we brought the potential of digital technologies from the perspective of Mathematics Education. Also part of the theoretical framework are ideas of Financial Education, taking as a reference the documents of the Organization for Economic Cooperation and Development and the National Strategy for Financial Education and Critical Mathematics Education, the latter mainly based on Ole Skovsmose. As main results, an analysis is presented involving: (A) Influences of technologies; (B) Construction of critical ideas and (C) Concepts of Financial Education. In this analysis, we observed that Critical Mathematics Education corroborates the understanding of mathematical models present in concepts of Financial Education, which intersect with the economic, social and political context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectCritical mathematics educationen
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectDigital technologiesen
dc.titlePotencialidades entre educação financeira e educação matemática em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159349pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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