Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPires, Veruskapt_BR
dc.contributor.authorCollares, Nicolas Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T05:02:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253359pt_BR
dc.description.abstractA dança, o ritmo e a música são conteúdos que, por lei, devem ser trabalhados dentro da educação infantil. Por isso, é pertinente refletir sobre como esses conteúdos estão sendo trabalhados dentro da educação física na educação infantil. Para a compreensão do tema, o presente estudo pautou-se no problema: como a temática sobre a dança, ritmo e a música nas aulas de educação física na educação infantil, estão sendo contemplados nos estudos e pesquisas da área da Educação Física? O processo investigativo teve por objetivo: averiguar a produção do conhecimento sobre o uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil e identificar, de forma específica, como a temática é tratada nos estudos que envolvem a dança, a música e o ritmo. O estudo constituiu-se em uma revisão sistemática de literatura. A investigação ocorreu a partir da busca nas bases de dados Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e Scielo. Os descritores utilizados foram: “Dança”, “Ritmo”, “música”, Educação Física” e “Educação Infantil”. Foram analisados 14 artigos sobre essa temática. Concluiu-se que as atividades rítmicas têm um fator importante no desenvolvimento das crianças pré-escolares. Entretanto, apesar desses benefícios, as atividades rítmicas acabam não sendo trabalhadas pelos professores de educação física em suas aulas por se sentirem despreparados, fato decorrente da ausência de experiência com o assunto nas propostas curriculares dos cursos de graduação.pt_BR
dc.description.abstractDance, rhythm and music are content that, by law, must be worked on in early childhood education. Therefore, it is pertinent to reflect on how these contents are being worked within physical education in early childhood education. To understand the theme, the present study was based on the problem: how are the theme about dance, rhythm and music in physical education classes in early childhood education being contemplated in studies and research in Physical Education? The objective of the investigative process was to investigate the production of knowledge about the use of musical rhythm in physical education classes in early childhood education and to identify specifically how the theme is addressed in studies involving dance, music and rhythm. The study was a systematic literature review. The investigation took place from the search in the Google Scholar databases, CAPES Journal Portal and Scielo. The descriptors used were: "Dance", "Rhythm", "music", Physical Education "and" Early Childhood Education ". Fourteen articles on this theme were analyzed. It was concluded that rhythmic activities have an important factor in the development of preschool children. However, despite these benefits, the rhythmic activities do not end up being worked by the physical education teachers in their classes because they feel unprepared, a fact due to the lack of experience with the subject in the undergraduate curriculum proposals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectRitmopt_BR
dc.subjectRhythmic activitiesen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusical rhythmen
dc.titleO uso do ritmo musical nas aulas de educação física na educação infantil : um estudo de revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001158783pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples