Da escola especial ao centro de atendimento educacional especializado : olhares em movimento
dc.contributor.author | Marques, Adriana | pt_BR |
dc.contributor.author | Vasques, Carla Karnoppi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T04:54:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-2534 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252229 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto tem por tema a implementação das políticas inclusivas de educação especial. Para tanto, analisa o processo de transformação de uma escola especial em um centro de atendimento educacional especializado. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de análise documental e de entrevistas semidirigidas no ano de 2012, em um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A “Abordagem do Ciclo de Políticas” baliza o caminho teórico-metodológico. Como resultados, percebe-se que tal processo constituiu-se em um movimento rápido, sem muito planejamento, centrado no espaço especializado e não nas escolas comuns. Tal fragmentação manifesta as disputas, os recuos e os avanços frente às demandas da inclusão escolar, bem como a complexidade de se gestar um sistema inclusivo. Movimentos que buscam, ao fechar e abrir portas, constituir novas configurações sobre a diferença e a igualdade no âmbito educacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The content of this text is the implementation of inclusive special education policies. It analyzes the process of transformation of a special school in a specialized educational service center. This is a qualitative study carried out from documentary analyses and semi-directed interviews done in 2012 in a city of the metropolitan region of Porto Alegre/RS. The "Policy Cycle Approach" orients its theoretical-methodological path. As a result, it may be observed that such process is a quick movement, without much planning, focused on specialized services and not on regular schools. Such fragmentation shows disputes, setbacks and advances against the demands for school inclusion as well as the complexity to provide an inclusive system. Movements which seek, in closing and opening doors, to constitute new settings on “difference” and “equality” in education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Poiésis. Florianópolis. Vol. 6, n. 10 (jul./dez. 2012), p. 411-422 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Special education | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Centro educacional | pt_BR |
dc.subject | Inclusive policies | en |
dc.subject | Specialized educational service centers | en |
dc.title | Da escola especial ao centro de atendimento educacional especializado : olhares em movimento | pt_BR |
dc.title.alternative | From special schools to specialized care centers : looks on the move | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000907282 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Humanas (6899)