Conhecendo a estatística através do futebol : proposta de site didático para o Ensino Fundamental
dc.contributor.advisor | Nunes, Luciana Neves | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Filipe Renan de Lima Maracci Martins de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T04:54:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252224 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como base a dificuldade de ensino da Estatística. Por essa razão, temse como objetivo apresentar a necessidade da aplicação de novas ferramentas no ensino dessa disciplina, especialmente, nos anos finais do Ensino Fundamental. Fazendo uso da Modelagem Matemática, procura-se unir o meio mais utilizado por jovens a um assunto recorrente do seu dia-a-dia. Assim, aliando recursos tecnológicos e esporte, tem-se uma ferramenta que pode tanto contribuir no processo de aprendizagem, como trazer mais proximidade ao cotidiano do aluno. Para tanto, um site foi desenvolvido a fim de se verificar a efetividade dessa união, apresentando aos usuários aulas e conteúdos em diversos formatos que possibilitem maior interação entre o aluno e a plataforma. Esses conteúdos estão presentes nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e também na Base Nacional Comum Curricular. Ao final da pesquisa, verifica-se o resultado das avaliações dos usuários, a fim de identificar a utilidade dessa ferramenta de ensino. O site foi desenvolvido através da plataforma Wix e está disponível para o acesso de todos os públicos. Após análise dos resultados, observou-se que o objetivo principal de contribuir no ensino de Estatística, disponibilizando uma ferramenta extra para professores e alunos, foi alcançado, mas ainda é um caminho em desenvolvimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is based on the difficulty of teaching Statistics. For this reason, the objective is to present the necessity of new tools application in the teaching discipline, especially in the Middle School. Using Mathematical Modeling, it seeks to unite the method most used by young people to a recurring subject of their daily lives. Therefore, combining technological resources and sport, there is a tool that can both contribute to the learning process, as well as bring more proximity to the student's life. For this, a website was developed in order to verify the effectiveness of this union, presenting to the users classes and content with several formats that allows better interaction between the student and the platform. These contents are present in the recommendations of the Parâmetros Curriculares Nacionais and also in the Base Nacional Comum Curricular. At the end of this research, the users’ evaluations results are verified, in order to identify the usefulness of this teaching tool. The website was developed through the Wix platform and is available for access by all audiences. After analyzing the results, it was observed that the main objective of contributing to the teaching of Statistics, providing an extra tool for teachers and students, was achieved, but it is still a path in development. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação Estatística | pt_BR |
dc.subject | Statistical education | en |
dc.subject | Esportes : Educação | pt_BR |
dc.subject | Sport in education | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Technology and education | en |
dc.subject | Middle school | en |
dc.subject | Mathematical modeling | en |
dc.title | Conhecendo a estatística através do futebol : proposta de site didático para o Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001125132 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Estatística: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Estatística (295)