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dc.contributor.advisorMatte, Ursula da Silveirapt_BR
dc.contributor.authorAckermann, Renépt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T04:55:13Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251536pt_BR
dc.description.abstractA definição de microbiota é “o conjunto de microrganismos presente em determinado ambiente”, isto é, a soma das diversas espécies de bactérias, fungos, protozoários e vírus que habitam um espaço definido. A microbiologia é indicada como objeto de conhecimento na área de Ciências da Natureza a partir do 4º ano do Ensino Fundamental pela Base Nacional Comum Curricular. O presente trabalho busca discutir como crianças entendem o conceito de microbiota, ou seja, de que forma ocorre a compreensão sobre a existência de organismos “invisíveis” e suas relações. A coleta de dados foi realizada por pesquisa de publicações em bancos como Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES e Scientific Electronic Library Online (SciELO) através de palavras-chave iniciais, seguido da leitura aprofundada dos principais resultados, tomada de apontamentos e investigação de materiais complementares e suplementares. A reflexão-resposta elaborada à questão de pesquisa foi a combinação entre equilibração (assimilação e acomodação) de Piaget, aprendizagem significativa de Ausubel e socialização de Vygotsky, cujo progresso entre modelos mentais ocorre por mobilização de conhecimentos prévios, interação social, abstração, abertura para a aprendizagem e reorganização dos esquemas na estrutura cognitiva.pt_BR
dc.description.abstractThe definition of microbiota is “the set of microorganisms present in a given environment”, that is, the sum of the different species of bacteria, fungi, protozoa and viruses that inhabit a defined space. Microbiology is indicated as an object of knowledge in the area of Natural Sciences from the 4th year of Elementary School onwards by the Base Nacional Comum Curricular. The present work seeks to discuss how children understand the concept of microbiota, that is, how they understand the existence of “invisible” organisms and their relationships. Data collection was carried out by searching publications in databases such as Google Scholar, Portal de Periódicos CAPES and Scientific Electronic Library Online (SciELO) through initial keywords, followed by in-depth reading of the main results, taking notes and investigation of materials complementary and supplementary. The reflection-response elaborated to the research question was the combination between Piaget's equilibration (assimilation and accommodation), Ausubel's significant learning and Vygotsky's socialization, whose progress between mental models occurs through the mobilization of previous knowledge, social interaction, abstraction, openness to the learning and reorganization of schemas in the cognitive structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectMicrobiotapt_BR
dc.subjectTeorias de aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.titleProcessos cognitivos envolvidos na compreensão do conceito de microbiota por criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001152919pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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