Análise das diferentes contextualizações, conteúdos e recursos utilizados na prova de química do vestibular da UFRGS no período de 2007 a 2020
dc.contributor.advisor | Passos, Camila Greff | pt_BR |
dc.contributor.author | Jaeschke, Guilherme Pez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T04:56:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250067 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar os conteúdos, contextos e recursos utilizados nas questões de Química das provas do concurso vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) entre os anos de 2007 e 2020. Para tanto, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, do tipo Análise Documental. Com a análise, foi verificado que os conteúdos gerais mais presentes nas provas são os de compostos orgânicos, estudos dos processos químicos reversíveis e ligações químicas, enquanto os conteúdos específicos mais presentes nas provas são estequiometria, sistemas materiais, cadeias carbônicas e termoquímica, o que demonstra que a prova é bem distribuída entre as três grandes áreas da Química consideradas neste trabalho (Química Geral, Físico-Química e Orgânica). Um ponto interessante da prova foi um número expressivo de questões contextualizadas. Das 350 questões analisadas, 203 apresentaram algum tipo de contextualização, o que equivale a 58% das questões. Entretanto, as temáticas foram apresentadas apenas em um viés de exemplificação, pelo menos, em sua maioria. Um destaque pode ser dado às questões referentes aos problemas ambientais presentes em diferentes temáticas, embora não sejam questões que envolvam reflexão crítica sobre suas causas e consequências. Dentro das 203 questões contextualizadas, 121 apresentaram algum tipo de recurso. Pode-se dar destaque ao recurso de equação química, que aparece em 49 dessas 121 questões. De forma geral este estudo possibilita traçar orientações para os professores que buscam preparar seus alunos ao vestibular. Também oportuniza reflexões aos elaboradores de futuras provas, pois entende-se que as questões contextualizadas poderiam apresentar maior convergência com o uso da contextualização numa perspectiva de princípio norteador e não apenas de exemplificação ou recurso didático. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to investigate the contents, contexts and resources used in the Chemistry questions of the vestibular, an annual mega college-specific entrance exam at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) between 2007 and 2020. For this purpose, a qualitative investigation of the documentary analysis type was carried out. With the analysis, it was verified that the most present general contents in the tests are organic compounds, study of the reversible chemical and chemical bonds, while the most present specific contents are stoichiometry, material systems, carbon chains and thermochemistry, which demonstrates that the test is well distributed among the three major areas of Chemistry considered in this work (General Chemistry, Physical Chemistry and Organic). An interesting point of the test was an expressive number of contextualized questions. Of the 350 questions analyzed, 203 presented some kind of contextualization, which is equivalent to 58% of the questions. However, the themes were presented only in an exemplary bias, mostly. Issues relating to environmental problems present in different themes can be highlighted, although they are not issues that involve critical reflection on their causes and consequences. Within the 203 contextualized questions, 121 presented some type of resource. The chemical equation feature can be highlighted, which appears in 49 of these 121 questions. In general, this study makes it possible to outline guidelines for teachers who seek to prepare their students for the entrance exam. It also provides opportunities for reflections for the developers of future tests, as it is understood that contextualized questions could present greater convergence with the use of contextualization in a perspective of a guiding principle and not just an example or a didactic resource. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Chemistry teaching | en |
dc.subject | Ensino de quimica | pt_BR |
dc.subject | Question analysis | en |
dc.subject | Questões de provas | pt_BR |
dc.subject | Vestibular : Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Entrance exam | en |
dc.title | Análise das diferentes contextualizações, conteúdos e recursos utilizados na prova de química do vestibular da UFRGS no período de 2007 a 2020 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ribeiro, Daniel das Chagas de Azevedo | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001135461 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Química (611)