Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrito Junior, Antonio Barros dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Luíza Simões dept_BR
dc.date.accessioned2022-10-12T04:45:54Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249875pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta-se como um questionamento ao caráter interpretativo da fanfiction. Baseando-me na Estética da Recepção, nos Estudos Culturais e nos Estudos dos fãs, pretendo demonstrar como a fanfiction, apesar de inicialmente mostrar-se como uma interpretação do texto-fonte, rapidamente transgride a barreira do entendido como interpretação e torna-se algo a mais, que vai além do ato interpretativo. A fanfiction é uma categoria literária transgressora, protagonizada e consumida por mulheres e outras identidades não-normativas. que encontraram no anonimato do fandom e da cibercultura uma possibilidade de descobrir e desenvolver características particulares que são consideradas tabus pela sociedade. Para apresentar minha hipótese me aproveito da Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser (1996), para entender como a leitura é concretizada pelo leitor e qual é o papel desse tal leitor, seus limites, na interpretação da obra A partir disso é apresentada a Leitora Produtora, sujeito que se faz produtora crítica de conteúdo por ser, antes de tudo, leitora. Para deixar claro o que considero fanfic faço uma revisão teórica sobre a definição, me aproveitando principalmente do aspecto social da rede arcôntica de Derecho (2006) e da teatralidade performativa de Coppa (2014, 2017) para chegar a uma definição de fanfic. Para apresentar como isso se dá, foram escolhidas três fanfictions para análise em comparação ao texto-fonte — quanto aos aspectos concordantes e discordantes das narrativas —, considerando as informações pré-textuais disponibilizadas pelas próprias fanfics. Como resultado percebeu-se que as motivações para essa quebra das regras de interpretação, como estabelecidas por Iser, tem como motivação a insatisfação de diferentes aspectos do texto-fonte, que se reflete fortemente em aspectos identitários. A fanfiction mostra-se então como uma possibilidade artística, crítica e psicológica do desenvolvimento de ideias e reflexões frente a dúvidas, traumas e injustiças que, apesar de se encaixar na categoria de fã, diminutivo de fanático, não se contém com o sentido imposto pela obra. De forma alguma as fanfics analisadas aqui englobam todas as possibilidades do universo do fandom, mas foram escolhidas justamente por estar na fronteira entre a interpretação e a não-interpretação, indo além do teorizado por pensadores da área e representando bem alguns ideais fundamentais do fandom: a crítica e o carinho da comunidade em volta de um mundo fictício.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents itself as a questioning of the interpretative character of fanfiction. Drawing on Reception Aesthetics, Cultural Studies and Fan Studies, I intend to demonstrate how fanfiction, despite initially appearing as an interpretation of the source text, quickly transgresses the barrier of what is understood as interpretation and becomes something more, that goes beyond the interpretative act. Fanfiction is a transgressive literary category, starred and consumed by women and other non-normative identities, who found in the anonymity of fandom and cyberculture a possibility to discover and develop particular characteristics that are considered taboo by society. To present my hypothesis I take advantage of the Aesthetic Effect Theory, by Wolfgang Iser (1996), to understand how the reading is concretized by the reader and what is the role of such reader, his/her limits, in the interpretation of the work. To make clear what I consider fanfic, I make a theoretical review about the definition, taking advantage mainly of the social aspect of the archontic network of Derecho (2006) and the performative theatricality of Coppa (2014, 2017) to arrive at a definition of fanfic. To present how this happens, three fanfictions were chosen for analysis in comparison to the source text — as to the concordant and discordant aspects of the narratives —, considering the pre-textual information made available by the fanfics. As a result, it was noticed that the motivations for this breaking of the interpretation rules, as established by Iser, have as motivation the dissatisfaction of different aspects of the source-text, which reflects strongly on identity aspects. Fanfiction shows itself then as an artistic, critical and psychological possibility for the development of ideas and reflections facing doubts, traumas and injustices that, despite fitting into the category of fan, short for fanatic, does not contain itself with the meaning imposed by the work. By no means the fanfics analyzed here encompass all the possibilities of the fandom universe, but they were chosen exactly for being on the border between interpretation and non-interpretation, going beyond what is theorized by thinkers in the area and representing well some fundamental ideals of fandom: criticism and the affection of the community around a fictional world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFanfictionen
dc.subjectFandomen
dc.subjectLeitorespt_BR
dc.subjectInterpretationen
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectReaderen
dc.subjectFanfictionpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.titleUm questionamento ao caráter interpretativo da fanfictionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001151530pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples