COVID 19 e o novo normal : os desafios da educação física no ensino remoto emergencial
dc.contributor.advisor | Reppold Filho, Alberto Reinaldo | pt_BR |
dc.contributor.author | Menezes, Matheus Costa de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T04:55:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248911 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve por objetivo identificar os desafios colocados pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) aos gestores de uma escola estadual de ensino fundamental de Porto Alegre e aos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física que nela realizam suas atividades de estágio de docência. O estudo é do tipo exploratório-descritivo e de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são compostos por dois grupos: um formado por duas professoras que integram o quadro gestor de uma escola estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, e outro formado por cinco estagiários do curso de licenciatura em Educação Física. A coleta de dados utilizou entrevistas semiestruturadas e questionários abertos. Os resultados indicaram que os principais desafios colocados pelo ERE são; a disponibilidade e o acesso às ferramentas tecnológicas, o ambiente adequado para as práticas das aulas de educação física, aderência dos alunos às aulas síncronas e a entrega de tarefas assíncronas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to identify the challenges posed by Emergency Remote Education (ERE) to the managers of a state elementary school in Porto Alegre and to the students of the Physical Education degree course who carry out their teaching internship activities there. The study is exploratory-descriptive and has a qualitative approach. The research subjects are composed of two groups: one formed by two teachers who are part of the management staff of a state elementary school in Porto Alegre, and another formed by five trainees in the Physical Education degree course. Data collection used semi-structured interviews and open questionnaires. The results indicated that the main challenges posed by ERE are; availability and access to technological tools, the right environment for physical education classes, students' adherence to synchronous classes and the delivery of asynchronous tasks. | en |
dc.description.abstract | Este articulo tuvo como objetivo identificar los desafíos que plantea la Educación Remota de Emergencia (ERE) a los administradores de una escuela primaria estatal en Porto Alegre y a los estudiantes de la carrera de Educación Física que realizan allí sus actividades de pasantía docente. El estudio es exploratorio-descriptivo y tiene un enfoque cualitativo. Los sujetos de investigación están compuestos por dos grupos: uno formado por dos docentes que forman parte del personal directivo de una escuela primaria estatal en Porto Alegre, y otro formado por cinco becarios de la carrera de Educación Física. La recolección de datos utilizó entrevistas semiestructuradas y cuestionarios abiertos. Los resultados indicaron que los principales desafíos que plantea ERE son; disponibilidad y acceso a herramientas tecnológicas, el ambiente adecuado para las clases de educación física, la adherencia de los estudiantes a clases sincrónicas y la entrega de tareas asincrónicas. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Emergency remote teaching | en |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Escuela | es |
dc.subject | Enseñanza remota de emergencia | es |
dc.subject | Educación física | es |
dc.title | COVID 19 e o novo normal : os desafios da educação física no ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149476 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Educação Física (1117)