Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReppold Filho, Alberto Reinaldopt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Matheus Costa de Castropt_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T04:55:26Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248911pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo identificar os desafios colocados pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) aos gestores de uma escola estadual de ensino fundamental de Porto Alegre e aos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física que nela realizam suas atividades de estágio de docência. O estudo é do tipo exploratório-descritivo e de abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são compostos por dois grupos: um formado por duas professoras que integram o quadro gestor de uma escola estadual de ensino fundamental de Porto Alegre, e outro formado por cinco estagiários do curso de licenciatura em Educação Física. A coleta de dados utilizou entrevistas semiestruturadas e questionários abertos. Os resultados indicaram que os principais desafios colocados pelo ERE são; a disponibilidade e o acesso às ferramentas tecnológicas, o ambiente adequado para as práticas das aulas de educação física, aderência dos alunos às aulas síncronas e a entrega de tarefas assíncronas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify the challenges posed by Emergency Remote Education (ERE) to the managers of a state elementary school in Porto Alegre and to the students of the Physical Education degree course who carry out their teaching internship activities there. The study is exploratory-descriptive and has a qualitative approach. The research subjects are composed of two groups: one formed by two teachers who are part of the management staff of a state elementary school in Porto Alegre, and another formed by five trainees in the Physical Education degree course. Data collection used semi-structured interviews and open questionnaires. The results indicated that the main challenges posed by ERE are; availability and access to technological tools, the right environment for physical education classes, students' adherence to synchronous classes and the delivery of asynchronous tasks.en
dc.description.abstractEste articulo tuvo como objetivo identificar los desafíos que plantea la Educación Remota de Emergencia (ERE) a los administradores de una escuela primaria estatal en Porto Alegre y a los estudiantes de la carrera de Educación Física que realizan allí sus actividades de pasantía docente. El estudio es exploratorio-descriptivo y tiene un enfoque cualitativo. Los sujetos de investigación están compuestos por dos grupos: uno formado por dos docentes que forman parte del personal directivo de una escuela primaria estatal en Porto Alegre, y otro formado por cinco becarios de la carrera de Educación Física. La recolección de datos utilizó entrevistas semiestructuradas y cuestionarios abiertos. Los resultados indicaron que los principales desafíos que plantea ERE son; disponibilidad y acceso a herramientas tecnológicas, el ambiente adecuado para las clases de educación física, la adherencia de los estudiantes a clases sincrónicas y la entrega de tareas asincrónicas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEscuelaes
dc.subjectEnseñanza remota de emergenciaes
dc.subjectEducación físicaes
dc.titleCOVID 19 e o novo normal : os desafios da educação física no ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples