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dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorBins, Gabriela Nobrept_BR
dc.date.accessioned2022-09-14T04:54:18Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248889pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma aproximação entre a Pedagogia Griô e a Educação Física em uma tentativa de ruptura com o pensamento eurocêntrico imposto na escola. É uma pesquisa de cunho qualitativo que, através de uma autoetnografia e de grupos de discussão, busca compreender quais os sentimentos, sensações e reflexos que a Pedagogia Griô suscita em uma professora de Educação Física. Que transformações ela provocou em mim e como isso afeta minha prática pedagógica e os meus alunos e alunas. Durante o texto vou elaborando a tese de que a Pedagogia Griô pode ser uma possibilidade de se construir uma Educação Decolonial nas aulas de Educação Física. Para isso, descrevo o processo de formação em Pedagogia Griô e como ele foi afetando os diferentes âmbitos da minha vida; apresento o projeto Corpo e Ancestralidade, que coloco em prática, nas minhas aulas com turmas de 8º e 9º ano, as vivências da Pedagogia Griô e o que pensam as alunas e alunos sobre a Educação Física antes e após o projeto. Finalizo analisando questões sobre as quais o processo de formação em Pedagogia Griô me fez refletir, como o tempo, o lugar de fala, a branquitude e a maternidade.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes an approximation between Griô Pedagogy and Physical Education in an attempt to break with the Eurocentric thought imposed at school. It is a qualitative research that, through self-ethnography and discussion groups, seeks to understand the feelings, sensations and reflexes that Griô Pedagogy elicits in a Physical Education teacher. What changes it has caused in me and how it affects my teaching practice and my students. Throughtout this text, I elaborate the thesis that Griô Pedagogy can be a possibility to build Decolonial Education in Physical Education classes. For that, I describe the formation process in Pedagogy Griô and how it has been affecting the different areas of my life; I present the project Corpo e Ancestralidade, where I put into practice in my classes with 8th and 9th grade classes the experiences of Pedagogy Griô and what students think about Physical Education before and after the project. And I conclude by analyzing issues that the educational process in Pedagogy Griô made me reflect, such as: time, place of speech, whiteness and motherhood.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectGriô pedagogyen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGriôpt_BR
dc.subjectAuto-ethnographyen
dc.subjectAutoetnografiapt_BR
dc.subjectDecolonial educationen
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.title“Tecendo saberes, tramando a vida – a educação física e a pedagogia griô : uma experiência autoetnográfica de uma professora de educação física na RME POA”pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001149784pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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