A face exposta do design exposto : exposição “Forma e Matéria | Claudia Moreira Salles”
dc.contributor.advisor | Dalcol, Francisco Eduardo Coser | pt_BR |
dc.contributor.author | Sulzbacher, Tânia Ines | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-14T04:53:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248884 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo avalia como o Design Exposto articula o seu argumento curatorial, quando os objetos do cotidiano estão deslocados do seu ambiente habitual. Fora de contexto, móveis, utensílios e demais elementos distintos do objeto artístico por suas características funcionais inerentes, ganham novos contornos e significados quando expostos em instituições culturais? Quais? E ainda, como se constroem suas narrativas neste caso? Para tal, foi avaliada a exposição “Forma e Matéria | Claudia Moreira Salles” exibida no Museu Oscar Niemeyer, do final de 2021 ao início de 2022, como ponto de partida para as reflexões que se baseiam, principalmente, nas dimensões projetuais como valores em potencial a oferecer diálogo com os públicos. Sendo assim, o que se procurou explicitar foram os aspectos associados à própria natureza dos elementos expostos, do fator antropológico ao geométrico; do ecológico ao econômico; do ergonômico ao tecnológico, como possibilidades de estratégia curatorial. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article assesses how Design Exposed articulates its curatorial argument, when everyday objects are displaced from their usual environment. Out of context, do furniture, utensils and other elements distinct from the artistic object, due to their inherent functional characteristics, gain new contours and meanings when exposed in cultural institutions? Which are? And yet, how are their narratives constructed in this case? To this end, the exhibition “Forma e Matéria | Claudia Moreira Salles” exhibited at the Oscar Niemeyer Museum, from the end of 2021 to the beginning of 2022, as a starting point for reflections that are based mainly on project dimensions as potential values to offer dialogue with the public. Therefore, what we tried to explain were the aspects associated with the very nature of the exposed elements, from the anthropological to the geometric factors; from ecological to economic; from ergonomic to technological, as possibilities of curatorial strategy. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Exhibition | en |
dc.subject | Exposição de arte | pt_BR |
dc.subject | Project of product | en |
dc.title | A face exposta do design exposto : exposição “Forma e Matéria | Claudia Moreira Salles” | pt_BR |
dc.title.alternative | The exposed face of the exposed design : exhibition “Forma e Matéria | Claudia Moreira Salles” | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001149847 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Práticas Curatoriais | pt_BR |
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