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dc.contributor.advisorSilveira, Raquel dapt_BR
dc.contributor.authorPadilha, Renata Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-13T04:51:35Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248727pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, de conclusão de curso tem como tema: a atividade física na pandemia do coronavírus. Seu objetivo foi compreender como está a rotina das pessoas que estão desde março sem ir na academia de ginástica fazer as aulas coletivas na piscina. Sua rotina de trabalho modificou? A atividade física se mantém, de que maneira? Que recursos utilizam para manter essa manutenção? Para responder essas questões escolhi como metodologia uma pesquisa com abordagem qualitativa e utilizei como ferramenta metodológica a entrevista semi-estruturada. Entrevistei 4 pessoas que frequentavam uma academia de ginástica de Porto Alegre/RS, e que praticavam aulas coletivas na piscina. Sistematizei os resultados em três momentos: (1) Um breve apontamento sobre as(os) entrevistadas(os) antes da pandemia; (2) As implicações da pandemia nessas trajetórias: rotinas; (3) Atividade física na pandemia: entre dificuldades e adequações. Sobre o primeiro momento, constatei que a rotina dessas pessoas eram intensas, e que praticavam atividades aquáticas de três a seis vezes por semana antes da pandemia. No segundo momento, constatei que a rotina delas mudaram completamente, permanecendo mais tempo em casa devido ao distanciamento social, se comunicando com os familiares e amigos através da internet. No terceiro momento, constatei que três delas não estão praticando atividade física em casa, por diversos motivos, dentre estes: não tem o professor para orientar; não se adaptaram com as aulas online através do formato live ou gravadas que eram disponibilizadas pela academia de ginástica; por não ter materiais em casa; pelo ambiente de casa não favorecer; falta de motivação; e por gostar das atividades na piscina e não ter uma em casa. Já a pessoa que manteve suas atividades físicas em casa passou por um processo de aprendizagem. Experimentando fazer o que lembrava dos exercícios que executava na academia de ginástica em casa, depois assistindo o que era disponibilizado pela academia, até chegar nas aulas online ministradas por um pernosal trainer. Portanto, esse trabalho conclui que a rotina dessas pessoas mudaram bruscamente por causa da pandemia, e dentre essas mudanças as atividades físicas também foram alteradas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExercícios aquáticospt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.titleEfeitos da pandemia na rotina das pessoas que frequentavam atividades aquáticaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149306pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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