X Bienal de São Paulo : uma análise sobre o boicote e a representação nacional em 1969
dc.contributor.advisor | Dalcol, Francisco Eduardo Coser | pt_BR |
dc.contributor.author | Castiel, Alice Vigil | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T04:56:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/248374 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo consiste em um estudo sobre a X Bienal de São Paulo de 1969, mais conhecida como Bienal do Boicote, que se notabilizou por ser uma mostra diferente do que já havia sido visto até o momento no Brasil em termos de articulação. Artistas brasileiros e de diversas delegações internacionais se mobilizaram para boicotar e não participar da Bienal de 1969. Por outro lado, vários outros artistas decidiram expor suas obras. Portanto, este estudo visa mostrar de forma sintetizada o boicote pelo lado de artistas e críticos de arte que aderiram e a representação nacional com os artistas que decidiram expor, bem como a organização brasileira naquele ano. Importante destacar, como forma de esclarecer o contexto histórico dessa bienal, que em meio à ditadura milita brasileira, o ano de 1969 foi o primeiro com o Ato Institucional – 5 (AI-5) vigente. O recrudescimento da censura às artes e à imprensa, da repressão, da violência foi rapidamente instaurado no Brasil, causando diretamente uma série de consequências que denominou a partir de 1968 aquele tempo como os “anos de chumbo”. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article consists of a study on the X Bienal de São Paulo of 1969, better known as the Boycott Biennial, which was notable for being a exposition different from what had been seen so far in Brazil in terms of articulation. Brazilian artists and artists from various international delegations mobilized to boycott and not participate in the 1969 biennial. On the other hand, several artists decided to exhibit their works. Therefore, this study aims to explain the boycott by the artists and art critics who joined and the national representation with the artists who decided to exhibit, as well as the brazilian organization that year. It is importante to highlight, as a way of clarifying the historical to of this biennial, that in the Brazilian military dictatorship, 1969 was the first year with the Institutional Act – 5 (AI-5) in force. The resurgence of censorship of the arts and the press, of repression, of violence was quickly established in Brazil, directly causing a series of consequences that from 1968 onwards called that time as the “years of lead”. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bienal de São Paulo ( | pt_BR |
dc.subject | Boycott biennial | en |
dc.subject | Protesto | pt_BR |
dc.subject | Boycott | en |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | National representation | en |
dc.subject | Censura | pt_BR |
dc.title | X Bienal de São Paulo : uma análise sobre o boicote e a representação nacional em 1969 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001148698 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Práticas Curatoriais | pt_BR |
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