O mito do Coringa : de palhaço a Joker : a arte da resistência ao desamparo
dc.contributor.advisor | Weinmann, Amadeu de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Veloso, Karla de Lourdes dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-20T04:57:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/247640 | pt_BR |
dc.description.abstract | O filme Joker (2019), de Todd Phillips, encena o drama do sujeito que sub-vive em uma sociedade caracterizada pela desigualdade social e abismo econômico. A história mostra uma parcela da população de desamparados e, dentre eles, Arthur Fleck, um homem que sofre de um transtorno mental e que no decorrer da história passará da condição de palhaço a joker. Há outros filmes que já trataram deste tema, que retorna visceralmente nessa versão fílmica. Segundo Freud, em “Recordar, Repetir e Elaborar” (1914), os traumas podem ressurgir em ato, para que a psique use a repetição como forma de elaboração dos conteúdos recalcados. Em Joker, a história recorda e repete temas que já foram encenados em outras obras fílmicas, como em: O Homem Que Ri (1928), Batman (1989), V de Vingança (2005) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008). O desamparo, violências psíquicas e emocionais, loucura, rebeldia, vingança, figuras de “palhaços” e “loucos”, repetem-se nessas outras versões e podem estar fazendo uma função mitológica, reencenando traumas que nossa cultura ainda está precisando elaborar. Lévi-Strauss (1978) explica que essa função sofreu deslocamentos, passando para segundo plano no pensamento ocidental quando começaram a aparecer as primeiras novelas e os grandes estilos musicais da Renascença em diante, como se a música mudasse sua forma para fazer a função intelectual e emotiva do pensamento mitológico. A hipótese deste trabalho é que a cultura pop abriga e evoca muitos dos mitos ancestrais para a contemporaneidade. Em termos metodológicos, a análise das repetições e variações da história do Coringa pode revelar o mito que ele encarna. O filme Joker é mais uma das variações do Mito do Coringa que parece ressurgir como forma de resistência e vingança ao desamparo sofrido. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicanálise e cinema | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.title | O mito do Coringa : de palhaço a Joker : a arte da resistência ao desamparo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001147838 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Psicologia (438)