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dc.contributor.authorSchwalm, Fernanda Undurragapt_BR
dc.contributor.authorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:57:51Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2176-1477pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243448pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo consiste no relato de uma experiência pedagógica realizada em uma escola de Educação Infantil na cidade de Porto Alegre/RS. O projeto seguiu os princípios da Ecopedagogia como modelo pedagógico para a sensibilização ambiental e para a sustentabilidade socioambiental. Utilizando material didático e fundamentos estéticos que abordaram conceitos, atitudes e valores pertinentes ao propósito da Educação Ambiental, a proposta buscou possibilitar novas vivências sensoriais relacionando o ensino de Ciências, a Educação Ambiental e a alfabetização científica na primeira infância por meio de experiências que envolvem a experimentação artística e científica. A metodologia consistiu em montar um projeto de trabalho a partir de um tema gerador que surgiu a partir do interesse das crianças: a transformação da natureza. A ideia central foi envolver os alunos no processo criativo e na construção dos conhecimentos com significados reais, a partir das atividades realizadas. O objetivo principal do trabalho consistiu na promoção de vivências e na formação de valores contextualizados com o cotidiano dos educandos, tendo como elemento norteador a sensibilização ambiental para a construção da cidadania sustentável. Ao longo do projeto, foi possível observar que as atividades ao ar livre foram as que causaram maior entusiasmo e curiosidade entre os alunos, aprovando, assim, as ideias da Ecopedagogia que sugerem o maior contato possível com os elementos da natureza durante a primeira infância para o desenvolvimento da interpretação de mundo conforme os princípios éticos da sustentabilidade social e ambiental. O objetivo do trabalho não foi mensurar o nível de aprendizagem das crianças após a realização do projeto. No entanto, pretende-se relatar atividades e seus percursos metodológicos para que possam ser aplicadas na educação infantil de modo a facilitar as práticas de Educação Ambiental nas escolas, para que novas relações de pertencimento ao meio e respeito pela natureza possam ser criadas desde os primeiros anos de vida.pt_BR
dc.description.abstractThe present article is the report of a pedagogical experience carried out in a preschool in the city of Porto Alegre/RS. The project followed the principles of Ecopedagogy for environmental awareness and socio-environmental sustainability. Using didactic material and aesthetic fundamentals that addressed concepts, attitudes and values pertinent to the purpose of Environmental Education, the proposal sought to enable new sensory experiences relating Science teaching, Environmental Education and scientific literacy in early childhood through experiences involving artistic and scientific experimentation. The methodology consisted of setting up a work project based on a generative theme that arose out of the children's interest: the transformation of nature. The central idea was to involve students in the creative process and in the construction of knowledge with real meaning, based on the developed activities. The main goal of this work was to promote experiences and formation of values contextualized with students' daily lives, having as a guiding element the environmental awareness for the construction of sustainable citizenship. Throughout the project, it was possible to observe that outdoor activities were the ones that caused the greatest enthusiasm and curiosity among students. This supports the ideas of Ecopedagogy that suggest the greatest possible contact with elements of nature during early childhood for the development of a worldview according to ethical principles of social and environmental sustainability. This paper's goal was not to measure the level of children's learning after the project's conclusion. However, it is intended to report activities and their methodological paths so that they can be applied in early childhood education in order to facilitate Environmental Education practices in schools, so that new relationships of belonging to the environment and respect for nature can be created from the first years of life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ciências & Ideias [recurso eletrônico]. Nilópolis, RJ. Vol. 11, n.3 (set./dez. 2020), p. 23-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEcopedagogyen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPlanetary citizenshipen
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAesthetic fundamentalsen
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.titleA abordagem ecopedagógica para sensibilização ambiental na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe ecopedagogical approach to environmental awareness in childhood education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145849pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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