Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSoares, Jeferson Rosapt_BR
dc.contributor.authorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.contributor.authorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:56:55Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1517-1256pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243392pt_BR
dc.description.abstractO Rio Macaco em Palmeira das Missões/RS vem sofrendo diversos impactos ocasionados pela ação antrópica. Neste sentido, este artigo tem como finalidade avaliar as percepções socioambientais de alunos do 5º ao 9º ano de três escolas municipais de ensino fundamental sobre a temática microbacia do Rio Macaco, por meio de um questionário semiestruturado aplicado em diferentes regiões do município. Para a análise dos resultados foi utilizada a metodologia qualitativa de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o conhecimento dos alunos sobre a temática é inconsistente e inadequado, demonstrando a importância de uma necessária integração interdisciplinar e transversal da Educação Ambiental no contexto escolar possibilitando uma aprendizagem significativa através da inclusão de importantes temáticas, na contextualização do ensino.pt_BR
dc.description.abstractEl Río Macaco en Palmeira das Missões/RS ha sufrido varios impactos causados por la acción antrópica. En este sentido, el presente artículo tiene como objetivo evaluar las percepciones socioambientales de los alumnos de 5º a 9º grado de tres escuelas municipales de educación básica sobre el tema de la microcuenca del Río Macaco, mediante un cuestionario semiestructurado aplicado en diferentes regiones del municipio. Para el análisis de los resultados se utilizó la metodología cualitativa de Análisis de Contenido. Los resultados muestran que el conocimiento de los alumnos sobre el tema es inconsistente e inadecuado, lo que demuestra la importancia de una necesaria integración interdisciplinaria y transversal de la educación ambiental en el contexto escolar, que permita un aprendizaje significativo mediante la inclusión de temas importantes en la contextualización de la enseñanza.es
dc.description.abstractThe Macaco River in Palmeira das Missões/RS has been suffering several impacts caused by the anthropic action. Thus, this article aims to assess the socio-environmental perceptions of students from the 5th to the 9th grade of three municipal elementary schools in the region of the Macaco river basin. The study is performed through a semi-structured questionnaire applied in different regions of the municipality. To process the results, the responses were analyzed through a qualitative methodology of Content Analysis was used. The results demonstrate that the students' knowledge of the theme is inconsistent and inadequate, demonstrating the importance of a necessary interdisciplinary and transversal integration of environmental education in the school context, which may enable meaningful learning through the inclusion of important themes in the context of teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Rio Grande. Vol. 38, n. 1 (jan./abr. 2021), p. 315-335pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMacaco Riveren
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHydrographic basinsen
dc.subjectEnviromental educationen
dc.subjectRío Macacoes
dc.subjectCuenca hidrográficaes
dc.subjectEducación ambientales
dc.titlePercepções socioambientais de estudantes do Ensino Fundamental sobre o Rio Macaco em Palmeira das Missões/RSpt_BR
dc.title.alternativePercepciones socioambientales de estudiantes de educación fundamental sobre Rio Macaco en Palmeira das Missões/RS es
dc.title.alternativeSocio-Environmental Perceptions of fundamental Education students about Rio Macaco in Palmeira das Missões/RS en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145820pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples