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dc.contributor.advisorKindel, Andreaspt_BR
dc.contributor.authorBiasotto, Larissa Donidapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T04:54:51Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/243313pt_BR
dc.description.abstractLinhas de energia são infraestruturas necessárias para suprir a crescente demanda energética, sendo inúmeros os benefícios socioeconômicos gerados pela expansão desse sistema. Contudo, em decorrência da extensão e da heterogeneidade ambiental por onde passam, são responsáveis por gerar diferentes impactos no ambiente, representando uma ameaça à biodiversidade sobretudo quando os aspectos ambientais são negligenciados nas fases iniciais de planejamento. Considerando que grande parte dos impactos ambientais persiste ao longo da operação das linhas, é preciso dar atenção à malha energética em operação, promovendo ações adequadas de mitigação de seus impactos. Esta tese de doutorado foi elaborada com a intenção de qualificar o conhecimento e a pesquisa sobre a forma como as linhas de energia impactam o ambiente no qual estão inseridas, contribuindo para a melhor integração dos aspectos ambientais no seu planejamento e visando a mitigação de diferentes impactos. No capítulo 1 proponho uma abordagem para traçar rotas de linhas de transmissão que garantam o evitamento de impactos através da melhor incorporação de variáveis ambientais relacionadas à integridade da vegetação ainda na fase de planejamento de projeto. Também identifico segmentos de rota com consenso entre as perspectivas de engenharia e ambiental. A identificação dessas áreas de coincidência indica locais de menor conflito entre as duas perspectivas e tem potencial de otimizar a tomada de decisão de projetos individuais. No capítulo 2 proponho um modelo conceitual que permite uma avaliação preliminar do risco de eletrocussão de aves no Brasil, resultado da combinação da exposição (densidade de infraestruturas elétricas dentro da área de distribuição das espécies) e da suscetibilidade da avifauna (características morfológicas e comportamentais associadas a um maior risco de eletrocussão). Essa abordagem permite identificar áreas de alto risco de eletrocussão bem como espécies mais vulneráveis. No capítulo 3 apresento evidências de morte por eletrocussão em redes de média tensão da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), espécie indicada como prioritária em relação ao risco de eletrocussão no capítulo anterior. Ao descrever possíveis causas e padrões dos registros de fatalidades, promovo o reconhecimento das eletrocussões como uma nova ameaça à espécie e recomendo possíveis alternativas de mitigação. No capítulo 4, descrevo os principais aspectos estruturais e funcionais de estradas e linhas de energia, revisando brevemente as semelhanças e dissimilaridades nos tipos e magnitude de impactos dessas duas malhas sobre a biodiversidade. Adicionalmente, destaco algumas lacunas de conhecimento que, quando preenchidas, poderão fortalecer nossa capacidade de predizer, prevenir ou remediar os impactos dessas duas infraestruturas lineares que co-ocorrem regularmente. Essa tese explora abordagens que podem ser adaptadas e utilizadas em um contexto de tomada de decisão, referente tanto ao planejamento e expansão da malha quanto ao licenciamento ambiental dos projetos individuais. Essa tese também tem importantes contribuições sob a perspectiva da Hierarquia de Mitigação de impactos, com algumas de suas diferentes etapas contempladas nos capítulos aqui apresentados.pt_BR
dc.description.abstractPower line planning and impact mitigation measures on biodiversity. Power lines are infrastructures continuously expanding worldwide to supply the human population’s demands for electricity. Poorly planned power line networks may represent a risk for biodiversity by crossing sensitive areas, resulting in different impacts such as habitat loss and degradation, and by promoting wildlife fatalities. Considering that part of the impacts persists throughout the operation phase, it is also necessary to pay attention to the installed energy grid, promoting efficient impact mitigation measures. This doctoral thesis was elaborated to improve the knowledge and the research on how power lines impact the environment in which they are installed, contributing to a better integration of environmental aspects in its planning and aiming at the mitigation of different impacts. In Chapter 1 I present a systematic approach to compare alternative routes of power lines and indicate the route with the lowest environmental impact, focusing on the avoidance of forest loss. Additionally, I identify route segments where a consensus between engineering and environmental considerations exists. This procedure identifies geographic-divergent segments, enabling the early identification of areas with potential conflicts where impact minimization needs to be negotiated. In Chapter 2 I develop a framework to model the risk of bird electrocution in Brazil as an interaction between the species-specific exposure to power lines (pole density within a species distribution range) and susceptibility (morphological and behavioral traits associated with electrocution hazards). This study identifies spatial patterns of bird electrocution, highlighting priority areas of electrocution susceptibility, electrocution risk, and the more vulnerable species to this impact. In Chapter 3 I report electrocution deaths of the endangered Lear’s Macaw, a species indicated as priority in relation to the risk of electrocution in the previous chapter. I describe possible causes and patterns of fatality records, highlight the importance of considering electrocution risks as an overlooked threat, and I suggest some effective and efficient mitigation measures aimed at reducing the impact of power lines along the species distribution area. In Chapter 4 I briefly remark the main structural aspects of roads and power lines considering their attributes, global extension, effect zone, and I shortly review the similarities and differences in the top-five impact categories common to both. In addition, I identify some knowledge gaps that should be further explored in power line and road research agenda. This thesis explores approaches that can be adapted and used in a decision-making context, regarding planning and network expansion and environmental licensing of individual projects. This thesis also has important contributions from the Mitigation Hierarchy perspective, with some of its different steps covered in the chapters presented here.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigh voltage linesen
dc.subjectLinhas de transmissãopt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectDistribution linesen
dc.subjectBird electrocutionen
dc.titlePlanejamento de linhas de energia e a mitigação de impactos sobre a biodiversidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001140389pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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