Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.contributor.authorQueiroz, Rafael Braun Pinto dept_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:09:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241860pt_BR
dc.description.abstractEsse Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo observar e analisar a Resolução de Problemas matemáticos como meio de aprendizagem. O ensino da matemática no Ensino Fundamental apresenta-se como um grande desafio para os professores. Percebe-se que alguns alunos estão focados em replicar técnicas vistas em sala de aula apresentadas pelo professor, não tendo como objetivo compreender a teoria e analisar o problema a fim de chegar em uma solução. Essa pesquisa visa identificar uma alternativa de ensino para contribuir com a construção do conhecimento em matemática por meio da Resolução de Problemas, que pressupõe o desenvolvimento do conteúdo a partir de um problema. Esse método permite que o estudante desenvolva estratégias para solucionar um problema usando a criatividade e o conhecimento teórico. Nessa pesquisa, selecionamos problemas dentre questões de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e acompanhamos e analisamos um grupo de estudos de matemática de um colégio particular de Porto Alegre durante a elaboração das estratégias para a resolução dos problemas propostos. Nesse ambiente, o professor tem um papel fundamental de mediador e, em conjunto com os estudantes, orienta durante as atividades de investigação propostas, bem como a formaliza o conteúdo trabalhado. Percebemos que nesse ambiente os estudantes são mais ativos na construção do conhecimento e que o professor tem mais êxito ao trabalhar com novos conteúdos.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Completion Work aims to observe and study Mathematical Problem Solving as a means of learning. The teaching of mathematics in Elementary School presents itself as a great challenge for teachers. Students themselves are focused on learning techniques seen in the classroom to learn the theory by the teacher, having no way of understanding the problem to arrive at a solution. This aims to identify an education to contribute to the construction of knowledge in problem solving mathematics, which presupposes the development of content from a problem. This method allows the student to develop strategies to solve a problem using creativity and theoretical knowledge. In this selection, we selected problems among test questions from the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP) and we followed and analyzed a private school in Porto Alegre during the elaboration of strategies to solve the proposed problems. In this environment, the teacher has a fundamental role as a mediator and, together with the students, guides investigation activities, as well as during the formalization of the worked content. We noticed that in this environment, students are more active in building knowledge and that the teacher is more successful when working with new content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleA resolução de problemas em questões da OBMEPpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143552pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples