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dc.contributor.advisorWanderer, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorTorino, Giovana Brollpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:08:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241811pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão é fruto de uma investigação que envolveu a matemática escolar no Ensino Médio. O objetivo foi analisar os sentidos atribuídos por alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre à matemática escolar. As bases teóricas encontram-se em estudos do campo da Etnomatemática, principalmente aqueles realizados por D’Ambrósio, Knijnik e Wanderer. Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa e envolveu técnicas de inspiração etnográfica. Participaram do estudo duas turmas de estudantes do Ensino Médio, sendo uma de primeiro ano e uma de terceiro ano. Foi aplicado um questionário contendo perguntas sobre o Novo Ensino Médio e sobre a matemática escolar. A análise mostrou que os significados atribuídos à matemática escolar não são homogêneos: para uns, a matemática é apreciada pelo fato de terem facilidade de aprendizagem e pelos bons professores, demonstrando, ainda, gosto pelo uso de fórmulas e abstração. Em contrapartida, outros estudantes expressam não gostar dessa disciplina justamente pela dificuldade que encontram ao lidarem com esse formalismo.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper is the result of an investigation that involved school mathematics in a High School context. The objective was to analyze the meanings attributed by students of the first and third year of High School in a public school in Porto Alegre towards school mathematics. The theoretical bases are found in studies in the field of Ethnomathematics, mainly those carried out by D'Ambrósio, Knijnik and Wanderer. In methodological terms, the research is qualitative and involved techniques of ethnographic inspiration. Two groups of High School students participated in the study, one in the first year and another one in the third year. A questionnaire was applied containing questions about the New High School program and about School Mathematics. The analysis showed that the meanings attributed to School Mathematics are not homogeneous: for some, Mathematics is appreciated for the fact that it is easy to learn and because of the good teachers, also demonstrating a taste for the use of formulas and abstraction. On the other hand, other students express that they do not like this discipline precisely because of the difficulty they find in dealing with this formalism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematic educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicen
dc.titleSentidos atribuídos à matemática escolar : uma análise de narrativas de alunos do Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001143214pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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