Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Pogorelsky, Bárbara Seelig | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes Neto, Victor Vasconcellos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T05:08:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/241776 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal a criação de uma sequência didática sobre matrizes e aplicações na resolução de sistemas lineares no Ensino Básico, utilizando como referência o livro A arte de resolver problemas, de George Polya. A sequência didática em questão foi aplicada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Os dados analisados na pesquisa são provenientes das discussões feitas em sala de aula e das resoluções feitas pelos alunos dos problemas propostos durante a sequência didática. Como resultado, foi possível concluir que a Resolução de Problemas é uma grande aliada do ensino de Matemática, até mesmo de conteúdos mais formais como a Álgebra Linear. Por fim, foi feita uma proposta para o ensino de matrizes e para as matrizes curriculares do Ensino Básico brasileiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | The scope of this study was the creation of a didactic sequence about matrices and its applications in the solution of linear systems in primary education, guided by George Polya’s book How to Solve It. The didactic sequence in question was applied in a third grade highschool class at Colégio Estadual Júlio de Castilhos, in Porto Alegre. The data analysed in the study came from discussions in class and the student’s solutions of the problems proposed during the didactic sequence. As a result, it was possible to conclude that Problem Solving is a great ally of Math teaching, even of highly formal subjects as Linear Algebra. Finally, it was made a proposal to matrices teaching and to the curricular matrices of primary education from Brazil. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Matrices | en |
dc.subject | Matrizes | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Problem solving | en |
dc.subject | Sistemas lineares | pt_BR |
dc.subject | Linear systems | en |
dc.title | Uma análise sobre o ensino de matrizes no Ensino Básico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143625 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (405)