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dc.contributor.advisorFlores, João Henrique Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Victor Frankpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T05:06:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241713pt_BR
dc.description.abstractCom a propagação de lojas de comércio eletrônico e a democratização tecnológica, as empresas estão buscando meios de aprimorar o conteúdo que disponibilizam online a fins de oferecer uma melhor experiência ao usuário final e, consequentemente, obter maior lucro. Neste contexto, a velocidade de carregamento das páginas é tida como fator relevante de retenção de clientes, sendo utilizada também como um dos critérios de colocação de um site perante os motores de pesquisa. Atualmente, diversas soluções computacionais foram criadas para capturar métricas de performance das sessões de navegação a fim de auxiliar no processo de otimização destas. Com isso em mente, este trabalho propõe-se a identificar os principais fatores vinculados ao tempo de carregamento de páginas web de um banco de dados de alta dimensionalidade extraído de uma destas soluções, composto por registros individuais de carregamento de páginas pertencentes ao domínio virtual de uma empresa multinacional de tecnologia. O banco em questão foi analisado através da Regressão Linear Múltipla e seus resultados foram posteriormente comparados à técnicas de Machine Learning como Redes Neurais Artificiais e o algoritmo xgBoost. Em termos preditivos, os resultados mostram que o modelo xgbDART, uma variação do algoritmo xgBoost apresentou melhor desempenho em todos os indicadores de avaliação. Contudo, o objetivo de encontrar as variáveis mais influentes foi plenamente atingido através da Regressão Linear Múltipla, que permite fácil interpretação dos resultados através da análise de seus coeficientes.pt_BR
dc.description.abstractWith the spread of e-commerce stores and the technological democratization, companies are looking for ways to improve the content they make available online in order to offer a better user and end experience and, consequently, obtain greater profit. In this context, page loading speed is considered a relevant factor not only on customer retention, but it is also used as one of the criteria for placing a site before search engines. Currently, several computational solutions have been created to capture performance metrics of browsing sessions in order to assist in their optimization process. With that in mind, this work aims to identify the main factors linked to the loading time of web pages from a high-dimensional database extracted from one of these solutions, composed of individual page loading times belonging to to the virtual domain of a multinational technology company. The database was analyzed using Multiple Linear Regression and its results were later compared to Machine Learning techniques such as Artificial Neural Networks and the xgBoost algorithm. In predictive terms, the results show that the xgbDART model, a variation of the xgBoost algorithm, performed better in all evaluation indicators. However, the objective of finding the most influential variables was fully achieved through the Multiple Linear Regression, which allows easy interpretation of the results through the analysis of it’s coefficients.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectMachine learningen
dc.subjectRegressão linearpt_BR
dc.subjectNeural networksen
dc.subjectRedes neuraispt_BR
dc.subjectLinear regressionen
dc.subjectWeb performanceen
dc.subjectUser experienceen
dc.titleTempo de carregamento de páginas web e fatores associados : aplicação de métodos de aprendizado de máquina supervisionadospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001144197pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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