Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMedeiros, Mauricius Munhoz dept_BR
dc.contributor.authorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorFreitas Junior, José Carlos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T04:51:26Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2175-5825pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/241498pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: defender a tese de que estratégia, cultura e governança dedados são determinantes nomodo como a organização obtém vantagem competitiva por meio da ciência de dados. Método: este ensaio está fundamentado em uma revisão teóricade estudos empíricos e conceituais para a identificação e definição de construtos e desenvolvimentode proposições,e de um modelo de conceitual. Originalidade/Relevância: na Era Digital, o Big DataeaCiênciade Dadosredefinirama produtividade, a inovação e a competitividade. Contudo, o sucesso no uso da Ciênciade Dadosdepende do adequado alinhamento entre os fatores estratégicos. Resultados: considera-se que omodelo organizacional, formado pela estratégia, cultura e governança de dados, beneficia o uso da Ciênciade Dados. Conclui-se, então que, para suportar a transformação digital, as organizaçõesprecisemformular sua estratégia de dados, além deestabelecer a composição ideal entre cultura e governança, a fim de direcionar suas capacidades analíticas e desbloquear o potencial da Ciênciade Dadosem prol da vantagem competitiva. Contribuições Teóricas: o modelo teórico proposto é original por combinar construtos relacionados à gestão estratégica da Ciência de Dados,estabelecendo as bases para a compreensão de suas inter-relações,e descrevendo a relação destes com a vantagem competitiva. Contribuições para a Gestão: o modelo teórico proposto pode ser utilizado tanto para direcionar a gestão estratégica dos dados, como para balancear o alinhamento estratégico organizacional que influencia no uso da Ciência de Dados, bem como para avaliar o sucesso das iniciativas analíticas e as vantagens competitivas obtidas.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: defend the thesis that strategy, cultureand data governance are decisive in how the organization obtains a competitive advantage through data science. Originality/Value: in the Digital Age, Big Data and Data Science redefined productivity, innovation and competitiveness. However, the success in using Data Science depends on the proper alignment between the strategic factors. Method: this essay is based on a theoretical review of empirical and conceptual studies for the identification and definition of constructs and the development of propositions and a conceptual model. Findings: it is considered that the organizational model, formed by data strategy, culture and governance, benefits the use of Data Science. It is concluded, then, that to support the digital transformation, organizationsneed to formulate their data strategy, in addition to establishing the ideal composition between culture and governance, todirect their analytical capacities and unlock the potential of Data Science in favor competitive advantage. Theoretical Contributions: the proposed theoretical model is original by combining constructs related to the strategic management of Data Science, establishing the bases for understanding their interrelationships, and describing their relationship with competitive advantage. Practical Implications: the proposed theoretical model can be used both to direct the strategic management of data, as well as to balance the strategic organizational alignment that influences the use of Data Science, as well as to evaluate the success of initiatives and the competitive advantages obtained.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofFuture studies research journal. São Paulo, SP. Vol. 13, n. 3 (set./dez. 2021), p. 325-355pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectData scienceen
dc.subjectGovernança de dadospt_BR
dc.subjectData strategyen
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectGerenciamento de dadospt_BR
dc.subjectData-driven cultureen
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectData governanceen
dc.subjectCompetitive advantageen
dc.titleEstratégia e ciência de dados relacionadas à vantagem competitiva – um ensaio teóricopt_BR
dc.title.alternativeStrategy and data science related to competitive advantage - a theoretical essay en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001142413pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples