Experimentos e objetos pedagógicos em dança e geometria : linguagens e ciências, dança e matemática através de metodologias ativas
dc.contributor.advisor | Noronha, Márcio Pizarro | pt_BR |
dc.contributor.author | Lima, Joelene de Oliveira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-25T05:03:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/241075 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo como base o cenário da educação em artes, o presente trabalho desenvolve uma proposta de intersecção entre saberes artísticos e científicos, articulando dança e matemática pelo viés da geometria/geometria sagrada. Enfatiza três aspectos: revisão histórica, análise simbólica e aspectos epistemológicos. Em uma metodologia aplicada à educação, foram produzidos dois experimentos com seus respectivos objetos pedagógicos, sugerindo que é possível unir as linguagens de forma prática e objetiva, utilizando as metodologias ativas e o design instrucional, integrados como ferramenta de trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on the artistic education scenario, the present work develops a proposal for the intersection between artistic and scientific knowledge, it articulates dance and mathematics through the bias of sacred geometry/geometry. It emphasizes three aspects: historical review, symbolic analysis and epistemological aspects. In a methodology applied to education, two experiments were produced with their respective pedagogical objects, suggesting that it is possible to unite languages in a practical and objective way, using active methodologies and instructional design, integrated as a working tool. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Circular dance | en |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Sacred geometry | en |
dc.subject | Learning design | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | EduScrum | en |
dc.title | Experimentos e objetos pedagógicos em dança e geometria : linguagens e ciências, dança e matemática através de metodologias ativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001143683 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Dança (148)