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dc.contributor.advisorVictora, Ceres Gomespt_BR
dc.contributor.authorFucks, Gabriela Propppt_BR
dc.date.accessioned2022-06-03T04:35:02Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239704pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso enfoca as experiências escolares de Pessoas com Deficiência (PcD) no ensino básico no Rio Grande do Sul nas décadas finais do século XX e no início do século XXI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de orientação antropológica, que contou principalmente com (1) entrevistas semiestruturadas com doze pessoas, das quais oito eram PcD e quatro eram profissionais que atuam na área da educação contatadas a partir de uma rede de relações e (2) revisão bibliográfica sobre educação inclusiva, antropologia da deficiência e legislação educacional. Diferentemente do que se imaginava no início da pesquisa, de que a experiência escolar para PcD era sempre uma experiência negativa devido à falta de acessibilidade e por preconceitos sofridos, os interlocutores desta pesquisa mostraram que o espaço escolar é também um lugar importante de negociação e conquista de direitos e, principalmente, de transformação tanto de suas vidas, como de muitas outras pessoas e estruturas físicas e sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe final paper focuses on the school experiences of People with Disabilities (PcD) in basic education in Rio Grande do Sul in the last decades of the 20th century and the beginning of the 21st century. To this end, a qualitative, anthropological-oriented research was conducted, which mainly included (1) semi-structured interviews with twelve people, of which eight were PcD and four were professionals working in the area of education contacted from a network of relations and (2) bibliographic review on inclusive education, anthropology of disability and educational legislation. Unlike what was imagined at the beginning of the research, that the school experience for PcD was always a negative experience due to lack of accessibility and prejudices suffered, the interlocutors of this research showed that the school space is also an important place of negotiation and conquest of rights and, mainly, of transformation of both their lives, as of many other people and physical and social structures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisability studiesen
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEveryday lifeen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAccessibilityen
dc.titleEntre o cotidiano e o legado : experiências de pessoas com deficiência no ensino básico no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001142025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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