Construção de trajetória(s) de formação em saúde : relato de experiência
dc.contributor.advisor | Reis, Roberta Alvarenga | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Gabriel Granna | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-28T04:46:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/239402 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo refletir sobre a trajetória de construção da formação de um estudante de Fonoaudiologia dedicada à Saúde Pública/Coletiva, além de discorrer sobre aspectos legais e pedagógicos da formação em saúde de maneira geral, mas principalmente em fonoaudiologia. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizado processo metodológico de sistematização de experiências, uma vez que o trabalho usa de narrativas das experiências vividas pelo estudante de graduação em Fonoaudiologia (também autor do trabalho), ao longo da formação, principalmente nas atividades práticas e extracurriculares. Estas são analisadas em sua composição e à luz da literatura, relacionando-as com experiências, conhecimentos prévios semelhantes e políticas públicas vigentes, também disponíveis na literatura e reflete sobre as diferentes vivências. A sistematização realizada para esse trabalho faz referência a um processo no qual se recorda – por meio de diários de campo e relatos retrospectivos – experiências vividas no (longo) período entre 2007/1 e 2014/2, envolvendo duas Instituições de Ensino Superior (IES) da capital gaúcha, Porto Alegre. Serão relatados os estágios e disciplinas ligadas à saúde, além de atividades extracurriculares, como o projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Ao final do trabalho, concluo que experiência prévia e a criada na universidade são importantíssimas para a aprendizagem em saúde. Ao agregar valor às nossas vivências desenvolvemos a capacidade de crítica e reflexão, necessárias para a formação do profissional de saúde. O curso de Fonoaudiologia da UFRGS demanda do protagonismo do estudante para que ele se forme de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). É importante que a reforma curricular coloque em prática o discurso de formação dirigida à Saúde Pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | The paper aims to reflect on the trajectory of formation of a Speech Therapy student dedicated to Public Health, and discusses legal and educational aspects of health education in general, but especially in Speech Therapy. This is a qualitative study using the methodological process of systematization of experiences, since the study analyses the narratives of experiences of the undergraduate student in Speech Therapy (also author of this work), over his professional formation, especially in practical and extracurricular activities. These are analyzed in their composition and in the light of the literature, relating them to similar and previous experiences/knowledge and current public policies, also available in the literature and that reflects on the different experiences. The systematisation conducted for this paper refers to a process in which the author recalls - through field diaries and retrospective reports - experiences of the (long) period between 2007/1 and 2014/2, involving two Higher Education Institutions situated in the capital of the state of Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Internships and disciplines related to health will be reported in addition to the “Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde” (VER-SUS) and “Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde” (PET-Saúde). At the end of the work, I conclude that prior experience and the experience created in the university are very important for learning in health. When we add value to our experiences, we are able to develop the ability of critique and reflection, necessary for the education of health professionals. The Speech Therapy course at UFRGS demands protagonism of the student for him to be formed according to the DCN. It is important that the curriculum reform put into practice the discourse of training focused on Public Health. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autonomia profissional | pt_BR |
dc.subject | Speech | en |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject | Language and hearing sciences | en |
dc.subject | Professional autonomy | en |
dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | Permanent education | en |
dc.subject | Academic formation | en |
dc.title | Construção de trajetória(s) de formação em saúde : relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000993603 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Fonoaudiologia (151)