Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoronha, Márcio Pizarropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Anne Plein dapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T04:46:57Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/239137pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como propósito investigar a poética do riso na dança a partir de composição coreográfica em dança. No referencial teórico entre o riso e a dança há uma escassez de material escrito. Portanto, neste trabalho, foram utilizados autoras e autores clássicos do campo do risível e autorus contemporâneos do campo da dança e do humor. Há uma relevância (política e econômica) realizar um estudo a partir de uma pesquisa de observação e participação em um grupo e empreendimento cultural local da cidade de Porto Alegre – Macarenando Dance Concept e seu procedimento-cênico: Dance a Letra. Ao abrir camadas de significação através da Etnometodologia e da escritura, identificar os elementos do risível e trazer essa discussão produz que o trabalho possa auxiliar criações diversas, além da produção de conhecimento sobre o assunto. Compreendendo a relação da pesquisadora e pesquisades no contexto criando uma rede de significado e espaço para todas as vozes, identificando os elementos da poética do riso na criação em dança na trajetória do grupo, pois é um de seus traços poéticos, e na coreografia criada pela artistapesquisadora que teceu a trama cênica-coreográfica do espetáculo Sobrevida que ocorreu em 2016. Conclui-se abrindo em linhas de fuga, pois a poética pode criar derivas já que o processo criativo não se finaliza, mas tem intervalos e é ativo na produção de sentidos.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigate a poetics of laughter in dance, based on dance choreographic composition. In the theoretical framework between laughter and dance, there is a shortage of written material, therefore, classic authors from the field of the laughable and contemporary authors from the field of dance and humor were used. There is a research (political and economic) to carry out a study, from a research of observation and participation in a group and local cultural enterprise of the city of Porto Alegre - Macarenando Dance Concept and they scenic-procedure: Dance a Letra. When opening layers of meaning through Ethnomethodology and writing, identifying the elements of the laughable and bringing this discussion produces that the work can help different creations, in addition to the production of knowledge on the subject. Understanding the relationship between the researcher and those researched in the context creating a network of meaning and space for all voices. Identifying the elements of the poetics of laughter in dance creation in the group's trajectory, it is one of they traits, and in the choreography created by the artist-researcher who wove the scenic-choreographic plot of the show Sobrevida that took place in 2018. It concludes by opening in lines of flight, as poetics can create drifts since the creative process does not end, but has intervals and is active in the production of meanings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoreografiapt_BR
dc.subjectChoreographyen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectPhenomenologyen
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleApesar de você, a poética do riso na dança : o risível cênico-coreográfico a partir da Macarenando Dance Conceptpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001141519pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples