Cálculo numérico: primeira parte
dc.contributor.author | Justo, Dagoberto Adriano Rizzotto | |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T11:04:17Z | |
dc.date.available | 2022-05-13T11:04:17Z | |
dc.date.issued | 2016-07-01 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/238652 | |
dc.description.abstract | Nesse recurso educacional estão contidos 11 vídeos sobre Cálculo numérico, sobre sistemas de numeração e métodos para resolução de equações de uma variável. O objetivo é apresentar o conteúdo inicial de uma disciplina de Cálculo numérico utilizando o software Scilab. Inicialmente são apresentados sistemas de numeração binário e decimal, seguidos pela representação de números inteiros e em ponto flutuante nos computadores. Depois são apresentados os tipos de erros e suas consequências ao utilizar aproximações. Por fim, são apresentados os métodos da bissecção, ponto fixo e método de Newton para encontrar raízes de equações de uma variável. O tempo total dos vídeos é de aproximadamente 118 minutos, apesar do conteúdo cobrir parcialmente o conteúdo de 24 horas (4 semanas) de uma disciplina de Cálculo numérico. VÍDEO 1.1 REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS: Neste vídeo apresentamos o sistema de numeração decimal e definimos um sistema de numeração posicional. Apresentamos exemplos com o sistema decimal, sistema binário, sistema quaternário e o sistema hexadecimal, fazendo a mudança da base apresentada para base 10. VÍDEO 1.2 CONVERSÃO DE BASE DECIMAL: Neste vídeo apresentamos um exemplo de como transformar um número em base decimal para a base binária. Depois seguimos com um exemplo de como transformar um número para base hexadecimal. VÍDEO 1.3 NÚMEROS INTEIROS: Apresentamos como representar números inteiros no computador. Apresentamos a representação de números positivos, números com sinal e representação em complemento de dois. Nos exemplos são mostrados o maior e menor inteiro representado naquela notação. VÍDEO 1.4 PONTO FLUTUANTE: Apresentamos a representação em ponto flutuante. Iniciamos com a normalização de números, seguindo com o sistema de ponto flutuante seguindo o padrão IEEE754. É apresentado com um exemplo a mantissa e o expoente, dando especial atenção para a representação com expoente deslocado (utilizando o BIAS). São definidos a precisão, o epsilon de máquina e um exemplo do maior e menor número representado. VÍDEO 2.1 TIPOS DE ERROS: Apresentamos os diferentes tipos de erros, como o erro relativo e o erro absoluto. Também definimos o erro de truncamento e o erro de arredondamento. É definido o DIGSE, o número de dígitos significativos corretos e são apresentados vários exemplos. VÍDEO 2.2 ARREDONDAMENTO: É relembrada a definição do epsilon de máquina e calculado através do programa Scilab. São apresentados dois arredondamentos: arredondamento por corte e por proximidade. São feitos exemplos de arredondamento com o Scilab. VÍDEO 2.3 CANCELAMENTO CATASTRÓFICO: São apresentados os erros cometidos nas operações elementares: adição, subtração, multiplicação e divisão. O cancelamento catastrófico é definido. Exemplos são feitos através do software Scilab. VÍDEO 3.1 NÚMERO DE CONDICIONAMENTO: O número de condicionamento de um problema é definido. Também é mostrada a relação entre o erro na entrada e na saída de um problema. São mostrados exemplos numéricos através do software Scilab. VÍDEO 3.2 MÉTODO DA BISSECÇÃO: O método da bisseção é apresentado para estimar as raízes de uma função. São mostrados exemplos através de gráficos no Scilab e a criação de um pequeno código para obtenção da raiz de uma função. VÍDEO 4.1 MÉTODO DO PONTO FIXO: A iteração de ponto fixo é apresentada através de um exemplo no Scilab. Depois disso o método do ponto fixo é apresentado, dois exemplos são realizados e a condição para convergência é apresentada no final. VÍDEO 4.2 MÉTODO DE NEWTON: O método de Newton é apresentado através de sua construção geométrica. Depois disso são apresentados um código em Scilab e um exemplo numérico da solução. São apresentados a solução do problema através da utilização de códigos e gráficos. | pt |
dc.format.mimetype | video/mp4 | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | pt_BR |
dc.subject | Sistema binário | pt_BR |
dc.subject | Sistema decimal | pt_BR |
dc.subject | Sistema hexadecimal | pt_BR |
dc.subject | Mudança de base | pt_BR |
dc.subject | Base binária | pt_BR |
dc.subject | Representação de inteiros | pt_BR |
dc.subject | Inteiros positivos | pt_BR |
dc.subject | Inteiros com sinal | pt_BR |
dc.subject | Complemento de dois | pt_BR |
dc.subject | IEEE754 | pt_BR |
dc.subject | Ponto flutuante | pt_BR |
dc.subject | Precisão | pt_BR |
dc.subject | Epsilon de máquina | pt_BR |
dc.subject | Erro relativo | pt_BR |
dc.subject | Erro absoluto | pt_BR |
dc.subject | Erro de truncamento | pt_BR |
dc.subject | Erro de arredondamento | pt_BR |
dc.subject | DIGSE | pt_BR |
dc.subject | Dígitos significativos | pt_BR |
dc.subject | Arredondamento por corte | pt_BR |
dc.subject | Arredondamento por proximidade | pt_BR |
dc.subject | Erros nas operações elementares | pt_BR |
dc.subject | Cancelamento catastrófico | pt_BR |
dc.subject | Número de condicionamento | pt_BR |
dc.subject | Método da bisseção | pt_BR |
dc.subject | Raízes de uma função | pt_BR |
dc.subject | Scilab | pt_BR |
dc.subject | Método de ponto fixo | pt_BR |
dc.subject | Método de Newton | pt_BR |
dc.subject | Arredondamento | pt_BR |
dc.subject | Engenharia | pt_BR |
dc.title | Cálculo numérico: primeira parte | pt_BR |
dc.title.alternative | 1.1 Representação de números | pt |
dc.title.alternative | 1.2 Conversão de base decimal | pt |
dc.title.alternative | 1.3 Números inteiros | pt |
dc.title.alternative | 1.4 Ponto Flutuante | pt |
dc.title.alternative | 2.1 Tipos de Erros | pt |
dc.title.alternative | 2.2 Arredondamento | pt |
dc.title.alternative | 2.3 Cancelamento catastrófico | pt |
dc.title.alternative | 3.1 Número de condicionamento | pt |
dc.title.alternative | 3.2 Método da bissecção | pt |
dc.title.alternative | 4.1 Método do ponto fixo | pt |
dc.title.alternative | 4.2 Método de Newton | pt |
dc.type | Recurso educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.format.duration | 04:11; 04:13; 06:05; 17:22; 09:54; 11:25; 09:20; 12:36; 17:20; 11:21; 11:31 | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Pós-Graduação | pt_BR |
dc.description.installationRemarks | Vídeo: Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg e mp4). PDF: Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web. | pt_BR |
dc.description.learningType | Vídeo | pt_BR |
dc.description.usage | Estes vídeos podem ser utilizados como recurso adicional a uma disciplina de Cálculo numérico a nível de Graduação ou Pós-Graduação. O conteúdo dos vídeos é tópico das disciplinas MAT01169 Cálculo numérico e MAT01032 Cálculo numérico A utilizado nos cursos de Engenharia, Física, Matemática, Estatística, Computação (dentre outros) da UFRGS. O software utilizado para programação nos vídeos é o Scilab, porém poderia ser utilizado também o Octave/Matlab sem grandes alterações. | pt_BR |
dc.description.version | 1. ed. | pt_BR |
dc.type.interactivityLevel | Médio | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Recursos Educacionais (409)