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dc.contributor.advisorNoronha, Márcio Pizarropt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Hairlaine Treicipt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T04:50:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238349pt_BR
dc.description.abstractMesmo com a evolução tecnológica e sua inserção cada vez maior no cotidiano e dentrodos métodos de ensino, as aulas de dança e educação física permaneciam no mesmo modelo tradicional. Na conjuntura de isolamento social devido à pandemia da COVID-19, em caráter emergencial, as aulas adquirem um formato on-line. Algumas ferramentas e ambientes virtuais são utilizados, ainda sem uma estrutura de organização, mas de forma a manter a continuidadedas aulas. A partir desse entendimento, o presente estudo busca registrar a experiência do estudo de caso das aulas de artes e educação física e que envolviam dança e teatro através das plataformas Teams e Zoom com duas turmas de 40 estudantes cada como ferramenta para outros docentes e como instrumentalização para futuras pesquisas na área. De forma a relacionar a experiência dos docentes, discentes entrevistados com o da autora, com o uso de referências científicas de outras pesquisas relacionadas da área de educação a distância e tecnologias educacionais. Como objetivo geral busca relatar a experiência e apresentar dados do período. Trata-se de um estudo transversal de natureza qualitativa, a partir da observação e descrição da autora, partindo da metodologia da pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada apartir de entrevistas com profissionais, estudantes, registros escritos e análise dos arquivos audiovisuais produzidos no período. A metodologia da pesquisa foi de caráter experimental e buscou descrever e analisar os processos desenvolvidos durante um ano contextualizando comreferenciais teóricos na busca de um formato que permita apoiar a organização de um ensino on-line da corporeidade humana. Como resultados analisados observou-se que apesar de ter sido construído um processo emergencial de ensino on-line, este foi fundamental no desenvolvimento de estudantes com e sem experiência anterior corpórea de dança ou prática física no período, porém organizar este processo é fundamental para o melhor desenvolvimentodo ensino da corporeidade através do formato virtual.pt_BR
dc.description.abstractDespite all the technological evolution and its increasing insertion in daily life and within the teaching methods, dance and physical education classes remained in the same traditional model. In the context of social isolation due to the COVID- 19 pandemic, on an emergency basis, classes acquire an online format. Some tools and virtual environments are used, still without an organizational structure, but to maintain the continuity of classes. Based on this understanding, the present study seeks to record the experience of the case study of arts and physical education classes that involved dance and theater through the Teams and Zoom platforms with two classes of 40 students each as a tool for other teachers and as instrumentalization, for future research in the area. To relate the author’s experience with the interviewed teachers and students, using scientific references from other related research in distance education and educational technologies. As a general objective, it seeks to report the experience and present data for the period. This is a cross-sectional study of a qualitative nature, based on the observation and description of the author, based on the field research methodology. The research was carried out through interviews with professionals, students, written records, and analysis of the audiovisual files produced in the period. The research methodology was of an experimental nature and sought to describe and analyze the processes developed during a year, contextualizing it with theoretical references in the search for a format that allows supporting the organization of an online teaching of human corporeality. As analyzed results it was observed that although an emergency process of online teaching was built, this was fundamental in the development of students with and without previous physical experience of dance or physical practice in the period, however organizing this process is fundamental for the better development of theteaching of corporeality through the virtual format.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectVirtual Environmenten
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectCovid-19en
dc.titleO ensino da cultura corpórea dentro do formato online : um estudo de caso a partir de experiências vividas em 2020 em uma escola de ensino médio tecnológico na cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001140759pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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