Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Malviluci Campospt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T04:46:21Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/238216pt_BR
dc.description.abstractA partir do exercício de dissertar sobre a experiência de algo que se constitui na vida e no trabalho, busco contar histórias que expressem algumas discursividades a respeito da criação e da presença do/a tutor/a nas Residências em Saúde no Brasil. No contato com o pensamento foucaultiano, foram construídos três conceitos-ferramenta, utilizados para explorar os discursos que circundam a tutoria. O primeiro deles é a experiência, com o qual foram explorados materiais escritos, mas principalmente experiências reais de tutoria, no sentido de dar voz às singularidades, rejeitando o a priori teórico e as formulações fechadas em si. O segundo – aprendizagens - busca ampliar conceitualmente o que se espera das relações de aprendizagens e quais campos de força estão em disputa. No terceiro conceito-ferramenta - função-tutoria -, exercita-se o olhar para o trabalho do/a tutor/a como uma função, avaliando e desconstruindo uma posição estagnada de tutor/a, considerando a multiplicidade de configurações e papéis possíveis a partir desta prática. Histórias paralelas são reconstruídas a partir das três abordagens analítico-reflexivas e expressas através do texto e de narrativas. Nesse sentido, coloco-me como uma acompanhante da realidade, que rouba um pouco das próprias vivências e também as de outros/as, para contar algumas Histórias de Tutoria nas Residências em Saúde no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractA partir del ejercicio de disertar sobre la experiencia de algo que se constituye en la vida y en el trabajo, busco contar historias que expresen algunas discursividades acerca de la creación y la presencia del/la tutor/a en las Residencias en Salud en Brasil. En el contacto con el pensamiento foucaultiano, se construyeron tres conceptos-herramienta, utilizados para explorar los discursos que circundan la tutoría. El primero de ellos es la experiencia, con el que se exploraron materiales escritos, pero principalmente experiencias reales de tutoría, en el sentido de dar voz a las singularidades, rechazando el a priori teórico y las formulaciones cerradas en sí. El segundo - aprendizajes - busca ampliar conceptualmente lo que se espera de las relaciones de aprendizajes y quales campos de fuerza están en disputa. En el tercer concepto-herramienta -función-tutoría -, se ejercita la mirada al trabajo del/la tutor/a como una función, evaluando y deconstruyendo una posición estancada de tutor/a, considerando la multiplicidad de configuraciones y papeles posibles a partir de esta práctica. Historias paralelas se reconstruyen a partir de los tres enfoques analítico-reflexivos y expresadas a través del texto y de las narrativas, En esto sentido, me pongo como una acompañante de la realidad, que roba un poco de las propias vivencias y también las de otros/as, para contar algunas Historias de Tutoría en las Residencias en Salud en Brasil.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectTutores
dc.subjectResidência integrada em saúdept_BR
dc.subjectPasantía no médicaes
dc.subjectInternato não médicopt_BR
dc.subjectResidencias en saludes
dc.titleHistórias de tutoria nas residências em saúde : uma análise a partir de experiências, aprendizagens e função-tutoriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples