Conquer the artwork : a board game for teaching history of art
dc.contributor.author | Santos, Míria Santanna dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Schmitt, Marcelo Augusto Rauh | pt_BR |
dc.contributor.author | Peres, André | pt_BR |
dc.contributor.author | Reategui, Eliseo Berni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T04:51:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-4698 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/237166 | pt_BR |
dc.description.abstract | Games may contribute with the learning processes in different knowledge areas. This article describes the development and use of a board game that addresses history of art content, in a quasi-experimental studywith students of the 1st year of secondary education in two public schools. The students' performance was evaluated before and after the intervention, as well as their motivation after using the game. Observational data were collected, as well as photographs, audio recordings and interviews with the participating teachers. In the writing tests, the students who used the game had a performance equivalent to those of the control group, showing a satisfactory motivation level and adequate level of acceptance of the game. The article discusses these results, bringing to the debate not only the use of games in educational contexts, but also the way in which these games are introduced in the classroom. Although the board game developed in this research focuses on specific contents about art in the city of Porto Alegre, Brazil, the game model may be customized by teachers and students and be adapted to address other contents. | en |
dc.description.abstract | Os jogos podem contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Este artigo descreve o desenvolvimento e utilização de um jogo de tabuleiro que aborda conteúdos sobre História da Arte, em um estudo quasi-experimental com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O desempenho dos estudantes foi avaliado antes e após a intervenção, bem como sua motivação após a utilização do jogo. Foram coletados dados por meio de observação, gravação de áudio, registro de imagens e realização de entrevista com os professores participantes. Nos testes escritos os alunos que utilizaram o jogo tiveram desempenho equivalente ao do grupo controle, evidenciando níveis satisfatórios de motivação e bom nível de aceitação do jogo. O artigo discute tais resultados, trazendo para o debate não apenas o emprego dos jogos em contextos educacionais, mas também a maneira como são introduzidos em sala de aula. Embora o jogo de tabuleiro desenvolvido nesta pesquisa foque em conteúdos específicos sobre arte da cidade de Porto Alegre, o modelo de jogo pode ser personalizado por professores e estudantes e podem ser feitas versões adaptadas para outros conteúdos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Los juegos pueden contribuir al proceso de aprendizaje en distintas áreas del conocimiento. Este artículo describe el desarrollo y uso de un juego de mesa que aborda el contenido de la Historia del Arte en un estudio cuasiexperimental con estudiantes de primer año de secundaria de dos escuelas públicas. Se evaluó el rendimiento de los estudiantes antes y después de la intervención, así como su motivación después de usar el juego. Los datos fueron recolectados mediante observación, grabación de audio, grabación de imágenes y entrevistas con los maestros participantes. En las pruebas escritas, los estudiantes que usaron el juego tuvieron un rendimiento equivalente al del grupo de control, mostrando niveles satisfactorios de motivación y un buen nivel de aceptación del juego. El artículo analiza estos resultados, trayendo al debate no solo el uso de juegos en contextos educativos, sino también la forma en que se introducen en las clases. Aunque el juego de mesa desarrollado en esta investigación se centra en contenidos específicos sobre el arte en la ciudad de Porto Alegre, el modelo de juego puede ser personalizado por profesores y estudiantes y versiones adaptadas para otros contenidos se pueden hacer. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 36 (2020), p. 1-15, e219027 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogo educativo | pt_BR |
dc.subject | Educational game | en |
dc.subject | Motivation | en |
dc.subject | Educação artística | pt_BR |
dc.subject | Art-education | en |
dc.subject | Experimental research | en |
dc.subject | Juego educativo | es |
dc.subject | Motivación | es |
dc.subject | Educación artística | es |
dc.subject | Investigación experimental | es |
dc.title | Conquer the artwork : a board game for teaching history of art | pt_BR |
dc.title.alternative | Conquiste a obra : um jogo de tabuleiro para o ensino de história da arte | pt |
dc.title.alternative | Conquista la obra : un juego de mesa para enseñar historia del arte | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137895 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Humanas (6899)