Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorAlves Filho, Paulo Robertopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T04:51:41Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/237162pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é verificar a relação entre consciência fonológica e a escrita de palavras reais e de pseudopalavras em crianças dos terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental (EF). Participaram do estudo, 136 crianças de escolas públicas de Porto Alegre, sendo 62 do terceiro ano com idade média de 8,10 ( DP = 0,10) e 74 do quarto ano com idade média de 9,52 ( DP = 0,08). As crianças foram avaliadas pelo Teste de Desempenho Escolar (subteste de escrita), Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras (escrita de pseudopalavras) e tarefa de Supressão de Fonemas. Análises de correlação de Pearson indicaram que as variáveis correlacionam-se positiva e significativamente entre si. Nas regressões lineares múltiplas, a consciência fonológica e o ano escolar apresentaram forte poder de predição sobre o desempenho nas duas formas de escrita (sendo mais forte para a escrita de palavras reais nesta fase do desenvolvimento escolar). Verificou-se que a consciência fonológica possui um importante papel para o desenvolvimento da escrita, mas sua relevância tende a diminuir conforme o avanço do desenvolvimento acadêmico. Sugere-se uma investigação mais profunda a respeito da predição da consciência fonológica na escrita ao longo dos anos escolares.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to investigate the relation between phonological awareness and spelling of real words and pseudowords in third and fourth’s grade children in the elementary school. Participated of the study, 136 children of publics schools in Porto Alegre, which 62 were 3rd grade students with average age of 8.10 (SD = .10) and 74 were 4th grade students with average of 9.52 (SD = .08). 46.8% were female in the 3rd grade and 60.5% were of the same sex in the 4th grade. We administered the instruments :Teste de Desempenho Escolar, spelling of pseudowords and phoneme supression task. Pearson correlations indicated the variables have positive and significant correlations. We verified strong power of prediction between phonological awareness and grade for the two kinds of spelling (specially stronger for spelling of real words at this age). With this results, we verified that phonological awareness, according to literature, it has an important hole in the spelling development, but its importance tends to decrease according to the advance of academic development. We emphasize the importance of evaluating the phonological awareness’s power of prediction in different years of the elementary school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectSpellingen
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectDevelopment Neuropsychologyen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectPhonological Awarenessen
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.titleConsciência fonológica e ano escolar como preditores da escrita em crianças dos 3º e 4º anos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBecker, Natáliapt_BR
dc.identifier.nrb001066053pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples