Travessias pelo corpo em um grupo de acompanhamento para crianças pequenas em situação de acolhimento
dc.contributor.advisor | Lopes, Rita de Cassia Sobreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Thaís Espindola de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T04:49:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236818 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a contar sobre o percurso de uma terapeuta em formação no trabalho com grupos de crianças pequenas em situação de acolhimento institucional. Trata-se de um trabalho em que o brincar ocupalugarcentral, num espaço intermediário criativo entre a terapeuta e as crianças,facilitadordaexpressãolivreeautênticadasmesmas. Embasado na teoria psicanalítica, serão utilizadas narrativas para contar as travessias feitas em conjunto com as crianças pelo brincar, pelo corpo e pela constituição simbólica. Os desafios desse trabalho para a terapeuta são discutidos, tanto do ponto de vista da técnica, como da experiência transformadora para a terapeuta do contato com níveis primitivos de comunicação, com onãosaber,queexigemuma disponibilidade e trabalho psíquico no corpo para a escuta de vivências muito primitivas, anteriores à palavra. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Abrigo | pt_BR |
dc.title | Travessias pelo corpo em um grupo de acompanhamento para crianças pequenas em situação de acolhimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111174 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (438)