Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorFontes, Rafael Costapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:42:31Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236546pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa surge com o objetivo principal de conhecer a autopercepção que os estudantes de Licenciatura em Matemática têm sobre estarem preparados para ensinar Estatística conforme as normas da BNCC. Outro aspecto avaliado foi, sob o ponto de vista destes alunos, entender se as Universidades estão preparando os professores de Matemática para ensinar Estatística na Educação Básica. Buscamos, assim, identificar quais são as dificuldades, sentimentos e reflexões sobre os conceitos e experiências, aprendidos e vividos por esses estudantes, durante o ensino superior, sobre Estatística. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez pessoas, dentre estas estavam universitários e formados que cursaram ao menos uma disciplina que envolvesse Estatística. Nesta concepção, a pesquisa realizada é de cunho qualitativo, nesse método, as respostas costumam não ser objetivas, ou seja, os resultados obtidos não podem ser quantificados em números exatos, possibilitando ao pesquisador traçar uma análise que leve em consideração as percepções e experiências individuais e subjetivas. As entrevistas, que foram gravadas e então transcritas, foram analisadas de maneira indutiva, a partir de categorizações que preexistiam, mas que tiveram que ser modificadas a partir dos dados produzidos. As informações analisadas dentro dessa pesquisa partiram de várias fontes: a análise do texto da BNCC sobre o ensino de Estatística, as experiências dos entrevistados com a própria Base, as suas vivências como educadores, os seus sentimentos em relação ao ensino de Matemática, e a sua visão sobre a Universidade e sobre a Estatística dentro do currículo são alguns exemplos. Como conclusão deste estudo pode-se chegar a uma relação de unidade sobre os sentimentos dos licenciandos e licenciados em relação a ensinar Estatística, sentimentos esses que são de receio e despreparo. Mas em contrapartida, há um movimento no sentido de perceberem a necessidade e reconhecerem a importância de um ensino mais competente em Estatística. Também se revelou que existe um movimento, mesmo que lento, por parte das Universidades para refletir e discutir as dificuldades da Educação Estatística.pt_BR
dc.description.abstractThis research emerges with the main objective of knowing the self-perception that Degree in Mathematics students have about being prepared to teach Statistics according to the BNCC norms. Another aspect evaluated was, from the point of view of these students, to understand whether Universities are preparing Mathematics teachers to teach Statistics in Basic Education. We seek, therefore, to identify what are the difficulties, feelings and reflections on the concepts and experiences, learned and experienced by these students, during higher education, about Statistics. For this, semi-structured interviews were carried out with ten people, among them were university students and graduates who attended at least one discipline involving Statistics. In this conception, the research carried out is of a qualitative nature, in this method, the answers are usually not objective, that is, the results obtained cannot be quantified in exact numbers, allowing the researcher to draw an analysis that takes into account individual perceptions and experiences. and subjective. The interviews, which were recorded and then transcribed, were analyzed inductively, based on preexisting categorizations that had to be modified based on the data produced. The information analyzed within this research came from several sources: the analysis of the BNCC text on the teaching of Statistics, the interviewees' experiences with the Base itself, their experiences as educators, their feelings regarding the teaching of Mathematics, and his views on the University and on Statistics within the curriculum are some examples. As a conclusion of this study, it is possible to reach a relation of unity about the feelings of undergraduates and graduates in relation to teaching Statistics, feelings that are fear and unpreparedness. On the other hand, there is a movement towards realizing the need and recognizing the importance of a more competent teaching in Statistics. It was also revealed that there is a movement, even if slow, on the part of Universities to reflect and discuss the difficulties of Statistical Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectStatistical educationen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectStatisticsen
dc.titleA percepção dos estudantes e egressos da licenciatura em matemática da UFRGS sobre o ensino de estatística na universidade e na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001139090pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples