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dc.contributor.advisorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorVaqueiro, Eduardo da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T04:40:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236521pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo responder a seguinte pergunta diretriz: que potencialidades podemos explorar em uma proposta envolvendo matemática e fake news? A proposta didática deste trabalho consiste em uma sequência de tarefas desenvolvidas com uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola privada situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ao decorrer do encontro, os alunos resolveram tarefas envolvendo buscas sobre os conceitos de fake news e pós-verdade, bem como questões objetivas e dissertativas sobre análise de dados e gráficos estatísticos. Esse trabalho aborda a metodologia qualitativa de pesquisa, na qual os aspectos subjetivos acerca das respostas e interações dos participantes ao decorrer das tarefas propostas que serão analisadas. Os principais referenciais teóricos explorados para a estruturação deste TCC são a Educação Matemática Crítica de Skovsmose e a Educação Crítica de Paulo Freire. Alguns autores também serão trazidos como referências relativas à pós-verdade e fake news, porém com menor recorrência e destaque. As evidências encontradas para a resposta da pergunta diretriz foram divididas em três categorias: consciência democracia, percepção acerca das fake news. A partir da análise das evidências encontradas chegamos à conclusão de que uma proposta envolvendo matemática e fake news, tem potencialidades de contribuir para o pensamento socio-crítico a partir criação de ambientes de aprendizagem, onde os alunos possam debater sobre problemas reais envolvendo a análise de gráficos e dados estatísticos. Promove assim um aprimoramento na leitura de mundo e um incremento da criticidade frente às fake news.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper had as a socio-critical objective to answer the following guiding question: what potentialities can we explore in a proposal, involving mathematics and fake news? The didactic proposal of this work is a sequence of tasks developed with a class of high school seniors at a private school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. During the meeting, students solved tasks, involving searches on the concepts of fake news and post-truth, as well as objective and essay questions about data analysis and statistical graphics. This work approached the qualitative research methodology, in which the subjective aspects about of the responses and interactions of the participants, during the proposed tasks, were analyzed. The main theoretical references explored to structure this paper were Skovsmose's Critical Mathematics Education and Paulo Freire's Critical Education. Some authors were also brought up as references relating to post-truth and fake news, but with lesser recurrence and prominence. The evidence found as an answer to the guiding question was divided into three categories: awareness, democracy and perception of fake news. From the analysis of the evidence found, we came to the conclusion that a proposal, involving mathematics and fake news, has the potential to contribute to socio-critical thinking through the creation of learning environments where students can discuss real problems involving the analysis of graphics and statistical data. Thus promoting an improvement their reading of the world and an increase in criticality in the face of fake news.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCritical mathematics educationen
dc.subjectMatemática críticapt_BR
dc.subjectEducação críticapt_BR
dc.subjectCritical educationen
dc.subjectFake newsen
dc.subjectPós-verdadept_BR
dc.subjectPost-truthen
dc.titlePotencialidades de uma proposta envolvendo Educação Matemática Crítica e fake news para o desenvolvimento do pensamento sociocríticopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138788pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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