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dc.contributor.advisorBúrigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorTrindade, Stephanie da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T04:36:16Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/236369pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho narra o processo de planejamento e as interações entre professores que ensinam Matemática, participantes de um curso de extensão sobre frações no Ensino Fundamental. Foram adotados pressupostos teóricos sobre saberes docentes, aprendizagem na e da prática e os significados de fração. O curso de extensão, intitulado “Estudo e Ensino de Frações na Escola”, foi organizado visando a constituição de um grupo de estudos, dialogando com a questão de pesquisa: Como ocorre a construção de um grupo de estudos por professores que ensinam matemática e estudam o ensino de frações?. O curso foi oferecido a professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental de escolas públicas do Rio Grande do Sul, e realizado em encontros semanais virtuais de fevereiro a abril de 2021. Os participantes foram convidados a participar do estudo no ambiente do curso estudando materiais elaborados pela pesquisadora, propondo assuntos, tendo iniciativa e autonomia nos estudos, vinculando-os a suas experiências docentes. Com inspiração na metodologia da pesquisa narrativa, construímos a narrativa da investigação tendo como registros: vídeo e áudio dos encontros do curso de extensão, atividades e materiais enviados pelos participantes e diário de bordo da pesquisadora. A leitura e a narrativa dos encontros permitiram identificar três dimensões relevantes para a constituição de um grupo de estudos: avanços nas interações e discussões sobre as atividades propostas, a mobilização das experiências profissionais no decorrer dos encontros e as percepções e construções do ambiente por parte de cada professor. Percebemos que as mudanças ocorridas no ambiente estiveram marcadas pela colaboração, coletividade e responsabilidade na participação e aprendizagem mútua. As experiências docentes foram mobilizadas durante as interações com diferentes intuitos, como relatos de experiências exemplificando situações, realizando comparativos e como foco de reflexões, buscando inspirações e ideias para as práticas docentes dos professores. Consideramos que as experiências profissionais foram o pilar central para a constituição do espaço como grupo de estudos, e que o mesmo se desenvolveu de forma dinâmica e pela dinâmicapt_BR
dc.description.abstractThis work narrates the planning process and interactions among teachers who teach Mathematics, participants of an extension course on fractions in elementary school. We adopted theoretical assumptions about teaching knowledge, learning in and from practice, and the meanings of fractions. The extension course, entitled "Study and Teaching of Fractions at School," aimed at the constitution of a study group, dialoguing with the research question: How does the construction of a study group by teachers who teach mathematics and study the teaching of fractions?. The course brought together teachers who teach mathematics in elementary public schools in the state of Rio Grande do Sul in weekly virtual meetings from February to April 2021. The researcher invited the teachers to participate in the course environment by studying materials prepared previously, proposing subjects, taking the initiative and autonomy in studies, linking them to their teaching experiences. Inspired by the narrative research methodology, we built the narrative of the investigation having as records: video and audio of the meetings of the extension course, activities, and materials sent by the participants and the researcher's logbook. We identified three relevant dimensions for the constitution of a study group: advances in interactions and discussions on the proposed activities, the mobilization of professional experiences during the meetings, and the perceptions and constructions of the environment on the part of every teacher. We realized that collaboration, collectivity, and responsibility in participation and mutual learning enabled the changes in the environment. The teachers mobilized their teaching experiences during interactions with different purposes, such as experience reports exemplifying situations, making comparisons, and as a focus of reflections, seeking inspiration and ideas for teachers' teaching practices. We believe that professional experiences were the central pillar for the dynamical constitution of the space as a study group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgeen
dc.subjectProfessional developmenten
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectTeaching mathen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFractionsen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectStudy groupen
dc.titleA constituição de um grupo de estudos sobre frações com professores que ensinam matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001138380pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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