Reconduzindo a condução no ensino das danças de salão : professora em prática como pesquisa
dc.contributor.advisor | Bauermann, Laura | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Aline Mendes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T04:46:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/236010 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata de um estudo em dança e em educação que problematiza a performance da professora no ensino das danças sociais através da desconstrução dos papéis de condução na dança de salão, bem como da estrutura e do programa/planejamento das aulas. A pesquisa tem como objetivo comparar e questionar a prática de ser professora que iniciou sua atuação em uma abordagem tradicional e foi modificando para uma nova abordagem de ensino de danças de salão; descrever e refletir sobre a transformação percebida em tal prática, pela perspectiva da experiência e da história vivida. A pesquisa se desenvolveu com inspiração metodológica na Prática como Pesquisa, o que significou incluir os processos criativos e as mudanças percebidas e suscitadas na prática para o centro da discussão. Dessa forma, o estudo conta com ferramentas como: anotações em diário de campo, registros de fotos e de vídeos da experiência como professora do estilo de dança West Coast Swing, durante o período de janeiro a novembro de 2019, em uma escola de dança da cidade de Porto Alegre para o público adulto. Com isso, a pesquisa contesta o uso dos termos "dama" e "cavalheiro" e a estrutura da aula que ensinava separadamente os movimentos do "papel do homem" e do "papel da mulher" na dança a dois. Sugere-se a utilização dos termos "quem conduz" e "quem segue", ensinando os respectivos movimentos e técnicas para todas as pessoas. A investigação do ensino da dança em questão implica nos sensibilizarmos para o fato de que, ao ensinar, acabamos reproduzindo o modo como aprendemos, ignorando e/ou reafirmando padronizações frente às mudanças que estão acontecendo em nossa época, ou ainda, dificultando as percepções de tais mudanças. Sem encerrar a discussão, propõe-se a uma desconstrução do ensino das danças de salão no sentido de apontar como as práticas propostas ampliaram suas possibilidades e, em especial, trazer tal discussão no ambiente entendido como tradicional. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work deals with a study in dance and in education that problematizes the teacher's performance in teaching social dances by deconstructing the leading roles in social dancing, as well as the structure and program / planning of the classes. The research aims to compare and question the practice of being a teacher who started her work in a traditional approach and changed it to a new approach to teaching social dancing; describe and reflect on the transformation perceived in such a practice, from the perspective of experience and lived history. The research was developed with methodological inspiration in Practice as Research, which meant including the creative processes and the changes perceived and raised in practice to the center of the discussion. Thus, the study has tools such as: notes in a field diary, photo records and videos of the experience as a teacher of the West Coast Swing dance style, during the period from January to November 2019, in a dance school in the city of Porto Alegre for the adult audience. With this, the research disputes the use of the terms "lady" and "gentleman" and the structure of the class that separately taught the movements of the "role of man" and "role of woman" in social dance. It is suggested to use the terms "leader" and "follower", teaching the respective movements and techniques to all people. The investigation of the dance education in question implies making us aware of the fact that, when teaching, we end up reproducing the way we learn, ignoring and / or reaffirming standards in face of the changes that are happening in our time, or even hindering the perceptions of such changes. Without ending the discussion, it is proposed to deconstruct the teaching of social dances in order to expand its possibilities and, in particular, to bring such discussion into the environment understood as traditional. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dança de salão | pt_BR |
dc.subject | Social dance | en |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Practice as research | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Performer teacher | en |
dc.subject | Swing dances | en |
dc.subject | Dance teaching | en |
dc.title | Reconduzindo a condução no ensino das danças de salão : professora em prática como pesquisa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001138355 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Dança: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Dança (148)