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dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorQuequi, Greice Borgespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-05T04:59:46Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235626pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo investigar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, ao programarem situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio do software Scratch. O aporte teórico que visa compreender o processo de construção dos conceitos é a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud e o processo de programar e aprender relacionado ao ensino é o Construcionismo de Seymour Papert. Construímos uma investigação utilizando a metodologia qualitativa em um ambiente no qual os alunos pudessem expressar suas ideias, suas construções e opiniões, pois o comportamento humano é influenciado pelo contexto. A experimentação foi realizada no segundo semestre do ano de 2019 com discentes do nono ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais de uma escola privada na zona norte de Porto Alegre. A partir dos resultados, constatou-se que o propósito desta experiência de externalizar, por parte do sujeito, ações, ideias, registros orais e escritos contribuiu tanto na utilização da programação com o software Scratch quanto na resolução de situações relacionadas à geometria de polígonos regulares e outros conceitos relacionados à Matemática. Além disso, os estudantes sistematizaram suas resoluções, observando padrões, construindo algoritmos e fazendo generalizações, desenvolvendo seu pensamento computacional. O uso do Scratch foi relevante como ferramenta para pensar, construir e testar seus teoremas em ação e seus conceitos em ação. Apresenta-se, a partir da pesquisa realizada, o produto didático desenvolvido, que envolve programação e geometria dos polígonos regulares.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate declarative aspects externalized by students in the ninth grade of elementary school, when programming situations related to the geometry of regular polygons, using the Scratch software. The theoretical contribution that aims to understand the concept construction process is Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the process of programming and learning related to teaching is Seymour Papert's Constructionism. We built an investigation using the qualitative methodology in an environment in which the students could express their ideas, their constructions and opinions, because human behavior is influenced by the context. The experimentation was carried out in the second semester of 2019 with students from the ninth year of Elementary School of the Final Years of a private school in the north of Porto Alegre. From the results, it was found that the purpose of this experience of externalizing, on the part of the subject, actions, ideas, oral and written records contributed both in the use of programming with the Scratch software and in the resolution of situations related to the geometry of regular polygons and other concepts related to mathematics. In addition, students systematized their resolutions, observing patterns, building algorithms and making generalizations, developing their computational thinking. The use of Scratch was relevant as a tool to think, build and test its theorems-in-action and its concepts-in-action. Based on the research carried out, the didactic product developed is presented, which involves programming and geometry of regular polygons.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolígonos regularespt_BR
dc.subjectScratch programmingen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectRegular polygonsen
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectTheory of conceptual fieldsen
dc.titleProgramação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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