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dc.contributor.authorReyes, Paulo Edison Belopt_BR
dc.contributor.authorKonrath, Germanapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-18T04:33:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2526-7310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235268pt_BR
dc.description.abstractEste texto aborda um modo de produção do espaço urbano que é problematizado a partir da arte. Nosso olhar crítico recai sobre um saber-fazer oriundo da arquitetura e do urbanismo, validado pelo mercado, seguidor de modelos de excelência e de conhecimento técnico formal, legitimado pela Academia – aqui identificado com a ideia de arquitetura maior. O fundamento teórico é a noção de menor em Gilles Deleuze e Félix Guattari (2015), entrecruzada com as noções de estética e política em Jacques Rancière (2009). Já o mote empírico é a prática artística do mexicano Héctor Zamora, aqui representada por dois trabalhos recentes: Paracaidista, Av. Revolución 1608 Bis, 2004; e Bar Las Divas (Sustracción/ Adición), de 2007. O resultado é um tensionamento, disparado pela arte, desse saber-fazer hegemônico. Nas experiências estéticas de Zamora, o tradicional movimento centro-margens é invertido para margens-centro, nos convidando a refletir sobre modos informais e menores de produção do espaço.pt_BR
dc.description.abstractThis text addresses the production of urban space which is problematized by art. Our critical gaze rests on a know-how derived from architecture and urbanism, validated by the market, following models of excellence and formal technical knowledge, legitimized by the Academy – here identified with the idea of great architecture. The theoretical basis is the notion of minor in Gilles Deleuze and Félix Guattari (2015), intertwined with notions of aesthetics and politics in Jacques Rancière (2009). The empirical motto, on the other hand, is the practice of Mexican artist Héctor Zamora, represented here by two recent works: Paracaidista, Av. Revolución 1608 Bis, 2004; and Bar Las Divas (Sustracción/ Adición), 2007. The result is a tension, triggered by art, of this hegemonic know-how. In Zamora’s aesthetic experiences, the traditional center-margins movement is inverted to margins-center, inviting us to reflect on informal and minor modes of urban space production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas. Vol. 6, n.20(2022), p. 104-117pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduction of spaceen
dc.subjectEspaco urbano : Producaopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectCenter-marginen
dc.subjectContemporary arten
dc.titleDas margens ao centro : quando a arte habita o menorpt_BR
dc.title.alternativeFrom the margins to the center : when art inhabits the minoren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001137398pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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