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dc.contributor.advisorFagundes, Silvia Patriciapt_BR
dc.contributor.authorBorges, João Pedro da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-10T04:36:40Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/235001pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa se propõe a analisar a criação multifuncional e dialógica entre atuação e escrita dramática do autor no audiodrama Dia de Ira (2020), desenvolvido por estudantes do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Dentre essas práticas dialógicas, identificam-se técnicas análogas de criação de personagem; as influências, positivas e negativas, que a atuação e a escrita sofrem nesse estado de diálogo; e técnicas de enunciação de texto. Partindo do entendimento de que a obra artística está profundamente conectada com a vida de quem a cria, esse trabalho apresenta, também, contextualizações acima das experiências de atuação e escrita de seu autor; do processo de criação do audiodrama; de seu motivo para contar histórias; e do uso da estrutura dramática na obra. Baseando-se na prática artística, essa pesquisa fundamenta-se no conhecimento empírico, e entrecorta-se por ideias e referências de diversas vozes do estudo cênico. Apoia-se, também, em referências não-acadêmicas que fazem parte do repertório pessoal do autor.pt_BR
dc.description.abstractThis research intends to analyse the author’s multifunctional and dialogical creation between acting and dramatic writing on the audiodrama Dia de Ira (2020), developed by students from UFRGS’ Department of Dramatic Art. Amongst these dialogical practises, the analogical creation of character; the positive and negative influences that acting and writing suffer on this state of dialogue; and techniques of text enunciation can be identified. This paper, that comes from an understandment that a piece of art is profoundly connected with the life of the one who creates it, also presents contextualizations on the acting and writing experiences of it’s author; on the process of creation of the audiodrama; thoughts on the importance of telling stories; and the usage of the dramatic structure on this piece. Basing itself on the practice of art, this research is founded on empirical knowledge, and intersects itself with ideas and references from various voices on the field of academic study of performing arts. It also supports itself on non-academic references that integrate the author’s repertoire.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActoren
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectEscritorpt_BR
dc.subjectDia de Iraen
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectWriteren
dc.subjectTexto dramáticopt_BR
dc.subjectStoriesen
dc.subjectCharacteren
dc.subjectDramatic texten
dc.titlePalavra escrita, palavra encarnada : a criação dialógica de um ator-escritor em dia de irapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001137039pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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