Palavra escrita, palavra encarnada : a criação dialógica de um ator-escritor em dia de ira
dc.contributor.advisor | Fagundes, Silvia Patricia | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, João Pedro da Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-10T04:36:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/235001 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa se propõe a analisar a criação multifuncional e dialógica entre atuação e escrita dramática do autor no audiodrama Dia de Ira (2020), desenvolvido por estudantes do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Dentre essas práticas dialógicas, identificam-se técnicas análogas de criação de personagem; as influências, positivas e negativas, que a atuação e a escrita sofrem nesse estado de diálogo; e técnicas de enunciação de texto. Partindo do entendimento de que a obra artística está profundamente conectada com a vida de quem a cria, esse trabalho apresenta, também, contextualizações acima das experiências de atuação e escrita de seu autor; do processo de criação do audiodrama; de seu motivo para contar histórias; e do uso da estrutura dramática na obra. Baseando-se na prática artística, essa pesquisa fundamenta-se no conhecimento empírico, e entrecorta-se por ideias e referências de diversas vozes do estudo cênico. Apoia-se, também, em referências não-acadêmicas que fazem parte do repertório pessoal do autor. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research intends to analyse the author’s multifunctional and dialogical creation between acting and dramatic writing on the audiodrama Dia de Ira (2020), developed by students from UFRGS’ Department of Dramatic Art. Amongst these dialogical practises, the analogical creation of character; the positive and negative influences that acting and writing suffer on this state of dialogue; and techniques of text enunciation can be identified. This paper, that comes from an understandment that a piece of art is profoundly connected with the life of the one who creates it, also presents contextualizations on the acting and writing experiences of it’s author; on the process of creation of the audiodrama; thoughts on the importance of telling stories; and the usage of the dramatic structure on this piece. Basing itself on the practice of art, this research is founded on empirical knowledge, and intersects itself with ideas and references from various voices on the field of academic study of performing arts. It also supports itself on non-academic references that integrate the author’s repertoire. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Actor | en |
dc.subject | Ator | pt_BR |
dc.subject | Escritor | pt_BR |
dc.subject | Dia de Ira | en |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Writer | en |
dc.subject | Texto dramático | pt_BR |
dc.subject | Stories | en |
dc.subject | Character | en |
dc.subject | Dramatic text | en |
dc.title | Palavra escrita, palavra encarnada : a criação dialógica de um ator-escritor em dia de ira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137039 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Teatro (243)