Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBeltramin, Vinicius Fernandespt_BR
dc.contributor.authorRosa, Simone Melo dapt_BR
dc.contributor.authorScherer, Fabiano de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Branca Freitas dept_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T04:26:59Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232887pt_BR
dc.description.abstractEm 2020 a pandemia de COVID -19 modificou a vida de pessoas em todo o planeta, fato que gerou adaptação à "nova" realidade — em que o distanciamento entre pessoas é necessário para evitar a disseminação do vírus. Nesse contexto, discentes e docentes da graduação e pós-graduação foram afetados, tendo que se adaptar rapidamente às novas configurações no formato de ensino, que abruptamente passou de presencial para remoto. O presente estudo, de caráter exploratório, tem o objetivo de levantar as percepções e proporcionar reflexões a partir do cenário acadêmico durante a pandemia do coronavírus. Foi pontuada, principalmente, a percepção de professores de graduação com experiência em ensino a distância (EAD) e alunos da pós-graduação quanto à motivação dos discentes em Design (graduação e pós-graduação) no ensino remoto. Neste intento, foi realizada uma coleta de dados qualitativos usando o grupo focal (GF ), uma técnica de inserção do usuário no processo projetual. Com a utilização dessa técnica, foi possível diagnosticar as dificuldades de alunos e professores, assim como também os benefícios trazidos pelo ensino remoto emergencial. Este estudo possibilitou elucubração sobre o ensino na pandemia e a dicotomia ensino presencial e a distância, permitindo vislumbrar algumas falhas e oportunidades, ao definir e delimitar a técnica grupo focal e apresentar as reflexões extraídas de suas duas aplicações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 500-522pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectDesign centrado no usuáriopt_BR
dc.titleUso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em designpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133468pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples