Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design
dc.contributor.author | Beltramin, Vinicius Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Simone Melo da | pt_BR |
dc.contributor.author | Scherer, Fabiano de Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Branca Freitas de | pt_BR |
dc.contributor.author | Teixeira, Fabio Goncalves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T04:26:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/232887 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em 2020 a pandemia de COVID -19 modificou a vida de pessoas em todo o planeta, fato que gerou adaptação à "nova" realidade — em que o distanciamento entre pessoas é necessário para evitar a disseminação do vírus. Nesse contexto, discentes e docentes da graduação e pós-graduação foram afetados, tendo que se adaptar rapidamente às novas configurações no formato de ensino, que abruptamente passou de presencial para remoto. O presente estudo, de caráter exploratório, tem o objetivo de levantar as percepções e proporcionar reflexões a partir do cenário acadêmico durante a pandemia do coronavírus. Foi pontuada, principalmente, a percepção de professores de graduação com experiência em ensino a distância (EAD) e alunos da pós-graduação quanto à motivação dos discentes em Design (graduação e pós-graduação) no ensino remoto. Neste intento, foi realizada uma coleta de dados qualitativos usando o grupo focal (GF ), uma técnica de inserção do usuário no processo projetual. Com a utilização dessa técnica, foi possível diagnosticar as dificuldades de alunos e professores, assim como também os benefícios trazidos pelo ensino remoto emergencial. Este estudo possibilitou elucubração sobre o ensino na pandemia e a dicotomia ensino presencial e a distância, permitindo vislumbrar algumas falhas e oportunidades, ao definir e delimitar a técnica grupo focal e apresentar as reflexões extraídas de suas duas aplicações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 500-522 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | Design centrado no usuário | pt_BR |
dc.title | Uso da técnica grupo focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos : a motivação no ensino remoto emergencial em design | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001133468 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (5586)Ciências Sociais Aplicadas (1104)