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dc.contributor.authorSensolo, Grazielle Macedo Barretopt_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T04:58:05Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232052pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é um recorte de uma pesquisa realizada a partir da preocupação de uma professora-pesquisadora da rede municipal de ensino no município de Cachoerinha/RS. Seu objetivo inicial é fazer reflexões sobre a sua prática para compreender como o trabalho com a cidade facilita a construção do conceito de Espaço Geográfico para o entendimento do mundo. Partindo do lugar de vivência dos sujeitos alunos, a cidade de Cachoeirinha, que se confunde com o município, a pesquisa vai tecendo diálogos a fim de problematizar os conceitos de lugar, identidade e espaço urbano, com uma proposta pedagógica que dialogue com a história e a formação territorial da cidade de Cachoeirinha/ RS, refletindo sobre as representações e os significados que os alunos têm do lugar onde vivem. O traçado metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo suporte teórico de produções bibliográficas relacionadas ao objetivo destacado anteriormente. A pesquisa foi pensada através da Complexidade como alicerce de inquietações. Ao final, sugerem-se reflexões e ações que permitam ao professor repensar as suas práticas de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThis article is based on the concern of a teacher-researcher from the municipal education network in the city of Cachoerinha / RS to reflect on her practice to understand how working with the city facilitates or not the construction of the concept of Geographic Space for the understanding of the world. Starting from the place of experience of the student subjects, the city of Cachoeirinha, we weave dialogues in order to problematize the concepts of place, identity and urban space. Based on pedagogical proposals that dialogue with the history and territorial formation of the city of Cachoeirinha / RS, we reflect on the representations and meanings that students have of the place where they live. The methodological outline is based on the qualitative approach, through participant research, with theoretical support of bibliographic productions related to the objective highlighted above. We use Complexity as the foundation of our concerns. At the end, we suggest reflections that allow the teacher to rethink his teaching practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : revoluções [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [25]-40pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectComplexityen
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectCityen
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectUrban spaceen
dc.titleA cidade e suas representações : compreender provisoriamente o espaço urbanopt_BR
dc.title.alternativeThe city and its representations : provisionally understand urban spaceen
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133592pt_BR


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