Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMenezes, Victória Sabbadopt_BR
dc.contributor.authorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.date.accessioned2021-11-19T04:53:20Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/232044pt_BR
dc.description.abstractO texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a presença de memórias e/ou contramemórias como fontes de orientação do fazer pedagógico. Verificou-se as potencialidades do método (auto)biográfico para a ressignificação de três (Geo)grafias: primeira Geografia, Geografia acadêmica e Geografia escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe text analyzes how the memories of teachers of the Degree in Geography build their teaching identities and influence the training of undergraduate students. The (self)biographical method, the methodology of life histories, and the sources of the (self) biographical narratives were also adopted, in addition to focus groups with the undergraduate students of Geography from a Federal University in the state of Rio Grande do Sul. The predominance of memories of the education trajectory (traditional teaching) as well as the presence of memories and/or counter-memories as sources of guidance in pedagogical practice was noticed. The potentialities of the (self)biographical method were verified for the re-signification of three (Geo)graphies: first Geography, Academic Geography, and School Geography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [151]-168pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectMemoirsen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subject(Self)biographical narrativesen
dc.title“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadaspt_BR
dc.title.alternative“Are our idols still the same ...” ? : Between (self)biographical narratives of teacher educators and re-signified Geo(graphies)en
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001133579pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples