Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.contributor.authorSantos, João Carlos Motta dospt_BR
dc.date.accessioned2021-10-27T04:26:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231301pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa as principais mudanças na prática pedagógica e o processo de formação dos conceitos ao implementarmos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio. Realizamos uma série de cinco encontros presenciais com um grupo de dez alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Adventista do Partenon, em Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizamos a Resolução de Problemas fundamentada em Polya, Onuchic e Allevato, Pozo e Echeverria, e Vianna. Para nortear a aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem, seguimos o roteiro proposto pelo GTERP - Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas, da UNESP – Rio Claro. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso de natureza qualitativa. Analisamos o papel do professor ao orientar os alunos na resolução dos problemas seguindo, além da própria experiência, os passos para a resolução de um problema propostos por Polya. Uma de nossas conclusões é que a Resolução de Problemas propicia um ambiente no qual os conceitos da Análise Combinatória se desenvolvem de maneira mais natural do que no método tradicional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias para a solução de problemas, minimizando o “uso automático” de fórmulas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyzes the main changes in the pedagogical practice and the process of formation of the concepts when we implement the Problem Solving as teaching-learning methodology of Combinatorics in High School. We conducted a series of five face-to-face meetings with a group of ten students from a second-year high school class at Colégio Adventista do Partenon, in Porto Alegre. As a theoretical framework, we use Problem Solving based on Polya, Onuchic and Allevato, Pozo and Echeverria, and Vianna. To guide the application of the teaching-learning methodology, we follow the script proposed by GTERP - Problem Solving Work and Study Group, from UNESP - Rio Claro. The research methodology used was a qualitative case study. We also analyze the role of the teacher in guiding students in solving problems, following, in addition to their own experience, the steps to solve a problem proposed by Polya. One of our conclusions is that Problem Solving provides an environment in which the concepts of Combinatorics develop more naturally than in the traditional method, favoring the development of strategies for solving problems, minimizing the “automatic use” of formulas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectCombinatoricsen
dc.subjectCase studyen
dc.subjectGTERPen
dc.titleEnsino-aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132275pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples