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dc.contributor.advisorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBueno, Beatriz Helena Cordalpt_BR
dc.date.accessioned2021-10-27T04:25:39Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/231263pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos alunos da Licenciatura em Matemática da UFRGS sobre suas experiências nos estágios de docência realizados em 2020 no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE) decorrente da pandemia do COVID-19. Mais especificamente, buscamos identificar dificuldades, aprendizados e reflexões que surgiram nesse período, investigando os impactos dessa experiência atípica no processo de formação dos licenciandos. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete estudantes que cursaram a disciplina de Estágio em Docência Matemática II, buscando entender o que os próprios estagiários, em suas percepções, revelam sobre essas vivências. Nesta concepção, a pesquisa realizada é de cunho qualitativo, em que consideramos inevitável a interferência ativa da pesquisadora na produção e interpretação dos dados deste estudo, uma vez que ele trata de percepções e experiências individuais e subjetivas. As entrevistas, que foram gravadas e então transcritas, foram analisadas de maneira indutiva, a partir de categorizações que emergiram dos próprios dados produzidos. Os tópicos identificados e analisados incluem as experiências prévias em sala de aula, o contato com Tecnologias Digitais durante a formação do docente, críticas ao currículo do curso de licenciatura, os recursos que os alunos tinham disponíveis para usar nos estágios, as didáticas de ensino que surgiram nesse período, a relação construída com os professores responsáveis nas escolas, a relação construída com os alunos, momentos específicos que o estagiário percebeu como marcantes e os aprendizados que o entrevistado percebeu que foram construídos nessa experiência. Com a análise desses dados, foi possível identificar uma série de saberes, reflexões e habilidades relevantes para a formação docente que foram desenvolvidos durante esse período de estágio, evidenciando a individualidade de cada estágio para os licenciandos. Esses resultados indicaram um olhar otimista sobre esse período como etapa fundamental do desenvolvimento profissional, proporcionando uma visão sobre as potencialidades de aprendizagem no ERE, além de trazer discussões sobre a desigualdade social intensificada pela pandemia e seus reflexos em instituições de ensino públicas e privadas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the perceptions of undergraduate students in Mathematics from UFRGS about their experiences in teaching internships held in 2020 in the contexto of Emergency Remote Teaching (ERT) resulting from the COVID-19 pandemic. More specifically, it seeks to identify difficulties, learnings and considerations that arose during this period, investigating the impacts of this atypical experience on the training process of student-teachers. For this, semistructured interviews were carried out with seven students who took the Mathematics Teaching Internship II course, seeking to understand what the interns reveal about these experiences in their perceptions. In this conception, the research carried out is of a qualitative nature, in which we consider the researcher's active interference in the production and interpretation of the data in this study inevitable, since it deals with individual and subjective perceptions and experiences. The interviews, which were recorded and then transcribed, were analyzed in an inductive manner, based on categories that emerged from the data produced. The topics identified and analyzed include previous experiences in the classroom, contact with Digital Technologies during the teacher training process, criticisms of the curriculum of the course, the resources that students had available to use in the internships, the teaching methodologies of this period, the relationships built with the supervising teachers at the schools, the relashionships built with the students, specific moments that the interns perceived as striking and the learnings that the interviewees perceived were built throough this experience. Through data analysis, it was possible to identify a series of learnings, considerations and skills that are relevant to teacher education and that were developed during this internship period, pointing to the individuality of each internship process for the student-teachers. These results indicated a positive outlook of this period as a fundamental stage of professional development, provided an insight on the learning potencials of ERT, and proposed discussions about the social inequalities intesified by the pandemic and its reflexes in public and private education institutions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeaching internshipsen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectMathematical educationen
dc.titlePercepções dos alunos da Licenciatura em Matemática sobre seus estágios de docência no contexto do Ensino Remoto Emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001132108pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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