Mostrar registro simples

dc.contributor.authorEsteves, Diego Winckpt_BR
dc.contributor.authorAdó, Máximo Daniel Lamelapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:23:47Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2319-0868pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230991pt_BR
dc.description.abstractEste texto propõe perspectivar a docência pela via da performance, tendo em vista que certa noção de espera pode condicionar possibilidades para improvisações numa aula. Trata-se de postular a docência como um fazer que lida com acontecimentos. Todavia, nossa existência se desdobra sobre uma cultura de sentidos, na qual é preciso constituir condições para produzir presenças, visto que os sentidos se impõem a todo o momento. Conjecturamos a espera como este artifício. Trata-se de um jogo onde a performance docente age no limiar entre educação e arte, uma vez que se aloca na interlocução entre o visível e o imprevisível, entre o factível e o improvável, laborando sobre o que passa numa aula, no instante imprevisível do presente.pt_BR
dc.description.abstractThis text presents teaching from the viewpoint of performance, based on a state of readiness, can enable improvisations in a class. It is about postulating teaching as a practice that deals with events. However, our existence hinges on a culture of meanings, in which creating conditions to produce presences is necessary, since meanings are imposed at all times. We conjecture the waiting as this stratagem. It is a game where teaching performance acts on the threshold between education and art, since it allocates itself in the dialogue between the visible and the unpredictable, between the feasible and the unlikely, laboring on what happens in a class, in the unpredictable moment of the present.en
dc.description.abstractEste texto propone perspectivar la docencia por la vía de la performance, coloca, como punto de vista, que cierta noción de espera puede condicionar posibilidades para improvisaciones en una clase. Se trata de postular la docencia como un hacer que lidia con acontecimientos. Sin embargo, nuestra existencia se despliega por encima de una cultura de sentidos, en la cual es necesario constituir condiciones para producir presencias, una vez que los sentidos se imponen a todo momento. Conjeturamos la espera como este artificio. Se trata de un juego donde la performance docente opera en el linde entre educación y arte, una vez que se instala en la interlocución entre lo visible y lo imprevisible, entre lo factible y lo improbable, laborando sobre lo que pasa en un aula, en el instante imprevisible del presente.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Fundarte. Montenegro. Vol. 46. n.46 (2021), p. 01-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectClassen
dc.subjectImprovisaçãopt_BR
dc.subjectImprovisationen
dc.subjectDocenciaen
dc.subjectClaseen
dc.subjectImprovicaciónen
dc.titleLaborar a docência entre espera e presença : um estudo da educação como performancept_BR
dc.title.alternativeLaboring teaching between the waiting and the presence : a study of education as performanceen
dc.title.alternativeLa docencia entre espera y presencia : un estudio de la educación como performancees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001132207pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples