Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMartini, Rosa Maria Filippozzipt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T04:23:20Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/230972pt_BR
dc.description.abstractA relação entre educação e formação na modernidade é destacada para analisar a transformação da categoria formação no contexto do pensamento pós-moderno de Habermas. A teoria da ação comunicativa de Habermas destranscendentaliza a razão iluminista, transformada em racionalidade presente na ação comunicativa. A racionalidade comunicativa se expressa por meio de argumentações cognitivas, morais e expressivas que constituem aprendizagens sociais, configuradoras de processos formativos. Tais processos exigem, para sua compreensão e reconstrução, um trabalho articulado da Filosofia com as Ciências Sociais, possibilitador da transformação do conceito monológico de formação do Iluminismo em processos dialógicos que resultam em significativas conseqüências para a compreensão crítica da ação educativa na pós-modernidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper points out the relationship between education and formation in modem times. It emphasizes the transformation of the category formation - in the postmodem work of Habermas' theory of communicative action. The theory of communicative action modifies the transcendental reason of Enlightenment that appears as communicative action. The communicative rationality is revealed as cognitive moral and expressive argumentations. These argumentations are established as formative processes. In order to comprehend and reconstruct these processes the cooperation of Philosophy and Social Sciences is necessary. This integrative work transforms the abstract and monological concept of the enlightened process of formation into life-world interactions that result from the social learning process which implies argumentation. This cooperative work between Philosophy and Social Sciences results in meaninfull consequences to a comprehensive critique of educational action in post-modern times.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (jan./jun. 2000), p. 163-180pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicative actionen
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectEducational actionen
dc.subjectPós-modernismopt_BR
dc.subjectFormationen
dc.subjectHabermas, Jürgen, 1929-pt_BR
dc.subjectSocial learningen
dc.titleHabermas e a transformação pós-moderna do conceito de formaçãopt_BR
dc.title.alternativeHabermas and the post-modern transformation of the concept of formation en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000276230pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples