Habermas e a transformação pós-moderna do conceito de formação
dc.contributor.author | Martini, Rosa Maria Filippozzi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T04:23:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/230972 | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação entre educação e formação na modernidade é destacada para analisar a transformação da categoria formação no contexto do pensamento pós-moderno de Habermas. A teoria da ação comunicativa de Habermas destranscendentaliza a razão iluminista, transformada em racionalidade presente na ação comunicativa. A racionalidade comunicativa se expressa por meio de argumentações cognitivas, morais e expressivas que constituem aprendizagens sociais, configuradoras de processos formativos. Tais processos exigem, para sua compreensão e reconstrução, um trabalho articulado da Filosofia com as Ciências Sociais, possibilitador da transformação do conceito monológico de formação do Iluminismo em processos dialógicos que resultam em significativas conseqüências para a compreensão crítica da ação educativa na pós-modernidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper points out the relationship between education and formation in modem times. It emphasizes the transformation of the category formation - in the postmodem work of Habermas' theory of communicative action. The theory of communicative action modifies the transcendental reason of Enlightenment that appears as communicative action. The communicative rationality is revealed as cognitive moral and expressive argumentations. These argumentations are established as formative processes. In order to comprehend and reconstruct these processes the cooperation of Philosophy and Social Sciences is necessary. This integrative work transforms the abstract and monological concept of the enlightened process of formation into life-world interactions that result from the social learning process which implies argumentation. This cooperative work between Philosophy and Social Sciences results in meaninfull consequences to a comprehensive critique of educational action in post-modern times. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 25, n. 1 (jan./jun. 2000), p. 163-180 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Communicative action | en |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Educational action | en |
dc.subject | Pós-modernismo | pt_BR |
dc.subject | Formation | en |
dc.subject | Habermas, Jürgen, 1929- | pt_BR |
dc.subject | Social learning | en |
dc.title | Habermas e a transformação pós-moderna do conceito de formação | pt_BR |
dc.title.alternative | Habermas and the post-modern transformation of the concept of formation | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000276230 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40091)Ciências Humanas (6899)